more less Fundo Normal Fundo Escuro Fundo com Luz



(15/04/2019) - Defensoria busca inovações tecnológicas para otimizar fluxo de atendimento em workshop no Casarão Tech

 
  • slide 1
    Defensoria busca inovações tecnológicas para otimizar fluxo de atendimento em workshop no Casarão Tech

Defensores públicos e coordenadores de setores da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participaram de um dia de imersão no Casarão Tech Renato Archer, em São Luís, na última semana, para discutir e desenvolver novas ferramentas para otimizar o fluxo de atendimentos à população. A atividade foi a primeira etapa de um workshop que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).


A ação da última semana tratou-se de uma oficina ministrada pela equipe do Casarão, para identificar as necessidades da Defensoria Pública quanto ao fluxo de atendimento, desde o recebimento do assistido nas unidades até a interlocução com o defensor público, além de melhorias para construção de um novo sistema para instituição.


Para garantir os melhores resultados, foi proposto o modelo de Design Thinking, que tem revolucionado a maneira de encontrar soluções inovadoras e criativas, focadas nas necessidades reais das empresas e instituições.


Os defensores e servidores foram divididos em equipes para apontar dificuldades enfrentadas no dia a dia, a partir de um ponto de vista do assistido para buscar soluções práticas e econômicas para a os problemas encontrados durante a atividade.


Após conclusão dos relatórios por parte das equipes, definidas na oficina, será estabelecida uma data para execução do Hackathon, uma maratona com programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software com o objetivo de criar soluções específicas para um ou vários desafios identificados durante a oficina.


O Casarão Tech incubará os bolsistas da equipe vencedora e, ao final do workshop, serão apresentadas as ferramentas desenvolvidas e selecionada a que melhor atender as necessidades da Defensoria Pública.


Parceria - De acordo com Ricardo Corrêa Lemos, supervisor de Informática da DPE/MA, a instituição previu que o atual sistema de atendimento da Defensoria não seria capaz de captar e gerar relatórios de informações e demandas em uma projeção de futuro. Antecipando os problemas que poderiam ser enfrentados, a Administração Superior da Defensoria buscou a parceria com a Secti.


Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Davi Telles, é uma satisfação poder colaborar com o aprimoramento de uma instituição tão importante quanto a Defensoria. "Essa parceria com a Defensoria Pública é muito gratificante para nós da Secti. Nossa equipe está disposta e atenta para auxiliar a Defensoria identificando as dores/problemas e ajudando a desenvolver uma solução. Esse é um trabalho que nós já desenvolvemos há cerca de 1 ano no Casarão Tech, com nossas startups de diversas áreas, e o Design Thinking tem se mostrado uma ferramenta valiosa e exitosa em todo esse processo de pré-aceleração e aceleração de startups no nosso hub de inovação", disse.


O Casarão Tech é um espaço de inovação do Governo do Maranhão, destinado a fomentar ações inclusivas de empreendedorismo tecnológico, desenvolvendo startups e oferecendo espaços físicos de conectividade que vão além da definição de um espaço compartilhado de trabalho.

QUER ATENDIMENTO?
AGENDA INSTITUCIONAL

INFORMAÇÕES GERAIS
Horário de funcionamento:
    • São Luís
    • Sede:
      Segunda a sexta das 7h às 17h

    • Núcleo do Consumidor:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleo de Execução Penal:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Sala de Atend. Fórum Desembargador Sarney Costa:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleos regionais
    • Segunda a Sexta das 8h às 17h

    • Plantão
    • Diariamente das 17h às 7h
    • (98) 3232-2390 –Ramal-4

Galeria de fotos

+Fotos

Galeria de vídeos

+Vídeos



+Jornais