Atendimento

Informações sobre agendamento ou consulta processual?
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  • Quem pode buscar a Defensoria?

    Qualquer pessoa que sofrer ameaça ou violação de direitos, ou necessitar de orientação ou assistência jurídica, judicial ou extrajudicial, e não possuir recursos para contratar um advogado particular.

    A Defensoria garante o acesso à justiça gratuitamente, em todos os graus dos direitos individuais e coletivos, nas mais diversas áreas:

    • • Criminal
    • • Cível
    • • Consumidor
    • • Moradia e Defesa Fundiária
    • • Criança e Adolescente
    • • Mulher e População LBTQIAPN+
    • • Pessoa com Deficiência e Idoso
    • • Direitos Humanos
    • • Saúde
  • Critérios para atendimento

    Ter renda pessoal inferior a 3 salários-mínimos mensais, ou pertencer a entidade familiar, cuja média da renda por pessoa, mensal, não ultrapasse 1,5 salários-mínimos.

  • Documentos necessários para o 1º atendimento na Defensoria
    • • CPF
    • • RG Original
    • • Comprovante de Renda (contracheque ou extrato bancário dos últimos 3 meses)
    • • Comprovante de Residência (conta de água, energia ou telefone; contrato ou recibo de aluguel e outros documentos similares)
  • Condições especiais de hipossuficiência jurídica

    A Defensoria prestará assistência jurídica, independente da condição econômica, a:

    • • Mulheres em situação de violência doméstica
    • • Crianças e adolescentes em situação de risco
    • • Usuários de drogas
    • • Idoso em situação de violência doméstica
    • • Vítimas de tortura e racismo

    Saiba mais sobre os critérios de atendimento exigidos pela Defensoria Pública do Maranhão (Resolução nº. 006/2014).
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