ISO-9001
A Defensoria Pública do Maranhão deu mais um passo rumo ao compromisso com
cidadão e toda sociedade maranhense. No dia 16 de agosto de 2024, foi lançado o Sistema de
Gestão da Qualidade (SGQ) com objetivo de estabelecer um padrão e melhorar continuamente seus
processos de modo não apenas satisfazer, mas encantar àqueles que são atendidos diariamente
pela instituição. Para tanto estabeleceu-se a seguinte POLITICA DA QUALIDADE:
A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO MARANHÃO COMPROMETE-SE A PROVER O ACESSO A DIREITOS,
ATRAVÉS DO ATENDIMENTO JURÍDICO, GRATUITO E INTEGRAL, PRIORIZANDO AS SOLUÇÕES CONSENSUAIS E AMIGÁVEIS DE CONFLITOS,
ATENTA AS NECESSIDADES, EXPECTATIVAS DAS PARTES INTERESSADAS E A MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS.
O ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO permeia, inicialmente:
ORIENTAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ATENDIMENTO JURÍDICO INTEGRAL E GRATUITO NAS ÁREAS
DO 1° E 2° ATENDIMENTO DO PRÉDIO SEDE E NAS UNIDADES MÓVEIS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO
DO MARANHÃO EM ATENÇÃO AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DAS PARTES INTERESSADAS.
A CULTURA ORGANIZACIONAL foi revisada e ficou definida:
Missão
GARANTIR A EFETIVIDADE DE POLÍTICA PÚBLICA DE ACESSO A DIREITOS
INDIVIDUAIS E COLETIVOS DE FORMA GRATUITA E INTEGRAL AOS VULNERÁVEIS PRIORIZANDO
SOLUÇÕES CONSENSUAIS E AMIGÁVEIS DOS CONFLITOS.
Visão
SER UMA INSTITUIÇÃO DE REFERÊNCIA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS EM TODO ESTADO DO MARANHÃO ATÉ 2030.
Valores
- Ética no Trabalho - Seguir as normas e as regras da instituição, bem como tratar indistintamente à todos com respeito e ter responsabilidades com suas atividades.
- Transparência - Estabelecer um canal aberto de comunicação, onde as ações são realizadas à vista de todos, promovendo a confiança e o engajamento cívico.
- Qualidade no atendimento - Proporcionar uma experiência positiva e satisfatória para os usuários e assistidos.
- Respeito ao cidadão - Acolher e tratar com civilidade, sem distinção e ofensas.
- Economicidade - Minimizar os gastos públicos, sem comprometimento dos padrões de qualidade.
- Sustentabilidade - Crescer sem comprometer o meio ambiente, assim como compensar possíveis impactos ambientais com iniciativas que promovam a sustentabilidade.
Objetivos da Qualidade
- Aumentar o acesso aos serviços prestados
- Ampliar as soluções consensuais e amigáveis de conflitos
- Aumentar o nível de satisfação das partes interessadas
VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS...
SGQ e seu objetivo
Segundo a ISO 9000, um sistema de gestão da qualidade ou SGQ é uma
ferramenta gerencial que envolve um conjunto de atividades pelos quais a organização
estabelece políticas, objetivos, estrutura e processos para gerar valor de maneira
consistente, a fim de alcançar sua visão de futuro.
Visão geral das normas ISO 9000
A série ISO 9000 engloba várias normas sobre sistema de gestão da qualidade, sendo:
ISO 9000 – Aborda conceitos fundamentais e o vocabulário utilizado em todas as normas da série;
ISO 9001 – É a norma mais proeminente. Reconhecida mundialmente por estabelecer os critérios para a implementação de um SGQ em sua completude e por ser uma norma certificável.
ISO 9002 – Guia de implantação que traz orientações, exemplos e opções de ferramentas que auxiliar a aplicação dos requisitos de sistema de gestão da qualidade da ISO 9001.
ISO 9004 – Guia para a organização ter sua capacidade de alcançar sucesso sustentado.
Princípios
A ISO 9001 se baseia em princípios fundamentais que ajudam as organizações
a melhorar continuamente e a manter um alto nível de qualidade. São eles:
-
Foco no Cliente:
O objetivo é aumentar a satisfação do assistido através de serviços que atendam
consistentemente aos seus requisitos e busquem superar suas expectativas.
-
Liderança:
Líderes devem estabelecer uma visão clara, orientar e inspirar os colaboradores para atingir os objetivos da qualidade.
Uma liderança eficaz garante que a política e os objetivos da qualidade estejam alinhados com a direção estratégica da organização.
-
Envolvimento das pessoas:
Reconhece que o envolvimento de todos os níveis da organização é essencial
para implementar um SGQ eficaz. Quando as pessoas são valorizadas, elas se envolvem mais
e utilizam suas habilidades para o benefício da organização, contribuindo para a qualidade e a melhoria contínua.
-
Abordagem por processos:
Este princípio refere-se à compreensão e gerenciamento de processos inter-relacionados
como um sistema. Ao gerenciar os processos de forma eficaz, a organização pode atuar de maneira mais eficiente,
pois é capaz de identificar oportunidades de melhoria e implementar mudanças de maneira mais eficaz.
-
Abordagem sistêmica:
A gestão da qualidade deve considerar a organização como um sistema interconectado de processos.
Isso ajuda a entender como os processos se relacionam e afetam uns aos outros, e como eles contribuem para a
realização dos objetivos gerais da organização.
-
Melhoria contínua:
A melhoria contínua é um objetivo permanente da ISO 9001.
A ideia é que a organização deve trabalhar continuamente para melhorar a eficácia e eficiência do SGQ,
bem como a qualidade de seus produtos e serviços.
-
Decisões baseadas em fatos:
A tomada de decisão deve ser baseada na análise de dados e informações.
Isso significa coletar e analisar dados relevantes para tomar decisões informadas que suportem os objetivos da qualidade.
-
Relacionamento com fornecedores:
Reconhece a importância de criar e manter relações de benefício mútuo com fornecedores.
Isso pode levar a uma maior qualidade dos produtos e serviços, e a um melhor desempenho na cadeia de fornecimento.
BENEFÍCIOS DA CERTIFICAÇÃO
- Melhoria da eficiência e eficácia operacional;
- Maior satisfação do cidadão;
- Melhoria da gestão de riscos e conformidade regulatória;
- Reconhecimento internacional de padrões de qualidade;
- Aplicação de uma cultura de melhoria contínua;
- Tomada de decisão baseada em dados.
PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
- Diagnóstico inicial: levantamento da situação atual das diversas áreas da instituição. Etapa importante na definição do escopo da certificação.
- Escolha e formação da equipe técnica: Desenvolvimento do conhecimento sobre a Norma ISO e sobre as ferramentas de apoio.
- Planejamento, mapeamento e elaboração dos processos: definição das áreas envolvidas no escopo, mapeamento dos processos, elaboração da informação documentada e definição dos indicadores;
- Ações de engajamento e comunicação: Divulgação, entendimento e disseminação da Cultura Organizacional, Escopo, Política e Objetivos da Qualidade;
- Verificação dos processos e procedimentos: aprovação e treinamento e aplicação do procedimento nas respectivas unidades;
- Avaliação Interna: Realização de auditoria interna para garantir que os processos da organização estejam alinhados com os requisitos da ISO 9001;
- Seleção de um Organismo de Certificação: Escolha de uma entidade certificadora acreditada para realizar a auditoria externa;
- Auditoria Externa e Certificação: A entidade certificadora realiza uma auditoria para verificar a conformidade com a norma e, se bem-sucedida, emite um certificado de conformidade.