Senhor(a) Usuário(a),
Aqui neste espaço, você encontrará as orientações necessárias e contatos para facilitar o seu atendimento on-line, com segurança e eficiência. Abaixo segue o acesso rápido aos mais visitados:
- Recepção virtual na Grande São Luís
- Como enviar fotografia de documentos via WhatSapp
-
place Para Capital
-
Núcleo
Núcleo Forense (Processos em Andamento)
Telefone(s) (98) 99241-9728 -
Núcleo
Núcleo de Execução Penal
Telefone(s) (98) 99241-9664 -
Núcleo
Núcleo da Saúde, da Pessoa com Deficiência, e da Pessoa Idosa
Telefone(s) (98) 9242-2103 -
Núcleo
Núcleo de Família
Telefone(s) (98) 99181-2373 -
Núcleo
Núcleo de Moradia
Telefone(s) (98) 99181-2373 -
Núcleo
Núcleo Cível
Telefone(s) (98) 99181-2373 -
Núcleo
Núcleo da Mulher e População LGBT
-
Núcleo
Núcleo Psicossocial
Telefone(s) (98) 9164-1803 -
Núcleo
Núcleo do Consumidor
Telefone(s) (98) 99145-7984 -
Núcleo
Núcleo da Infância
Telefone(s) (98) 98828-0286 -
Núcleo
Núcleo do Itaqui-Bacanga
-
Núcleo
Núcleo da Zona Rural
-
Núcleo
Central Inquéritos (Viaduto do Café)
Telefone(s) (98) 99242-2842
-
-
place Para o Interior
-
Núcleo
Núcleo de Açailândia
-
Núcleo
Núcleo de Alcântara
-
Núcleo
Núcleo de Arari
-
Núcleo
Núcleo Bacabal
-
Núcleo
Núcleo de Balsas
-
Núcleo
Núcleo de Barra do Corda
-
Núcleo
Núcleo de Bom Jardim
-
Núcleo
Núcleo de Buriticupu
-
Núcleo
Núcleo Carolina
-
Núcleo
Núcleo de Caxias
-
Núcleo
Núcleo de Cedral
-
Núcleo
Núcleo de Chapadinha
-
Núcleo
Núcleo de Codó
-
Núcleo
Núcleo de Coelho Neto
Telefone (98) 2055-3166 -
Núcleo
Núcleo de Colinas
-
Núcleo
Núcleo de Coroatá
-
Núcleo
Núcleo de Governador Nunes Freire
-
Núcleo
Núcleo de Humberto de Campos
-
Núcleo
Núcleo de Icatu
-
Núcleo
Núcleo de Imperatriz
-
Núcleo
Núcleo de Itapecuru
-
Núcleo
Núcleo de Lago da Pedra
-
Núcleo
Núcleo de Paço do Lumiar
-
Núcleo
Núcleo de Pastos Bons
-
Núcleo
Núcleo Pedreiras
-
Núcleo
Núcleo de Pinheiro
-
Núcleo
Núcleo Presidente Dutra
-
Núcleo
Núcleo de Raposa
-
Núcleo
Núcleo de Rosário
-
Núcleo
Núcleo São João dos Patos
Telefone(s) (99) 2055-2028 -
Núcleo
Núcleo São José de Ribamar
-
Núcleo
Núcleo de Santa Helena
-
Núcleo
Núcleo de Santa Inês
-
Núcleo
Núcleo de Santa Rita
-
Núcleo
Núcleo de Timon – Sede
-
Núcleo
Núcleo de Timon – Plantão
Telefone(s) (99) 99108-9843 -
Núcleo
Núcleo de Vargem Grande
-
Núcleo
Núcleo de Viana
-
Núcleo
Núcleo de Zé Doca
-
Você encontrará a seguir uma lista de medidas consideradas urgentes, por área de atuação.
-
Direito à saúde, defesa do idoso e da pessoa com deficiência
Serão atendidos casos com risco de morte, de perda de funções ou de danos irreparáveis:
- info Ações para internação em leitos de UTI
- info Ações para consultas, cirurgias e tratamentos em casos de urgência/emergência declarada em relatório médico
- info Outras ações que envolvam sério risco à saúde ou à vida
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Direito à cidadania
Serão atendidos os seguintes casos urgentes:
- info Ações para defesa de populações em situação de rua
- info Ações para garantia de direito, acesso ou uso de bens públicos
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Direitos do Consumidor
Serão atendidos os seguintes casos urgentes:
- infoAções contra corte/suspensão de serviços essenciais, como fornecimento de água e energia elétrica
- infoAções para desbloqueio de dinheiro (verbas de caráter impenhorável)
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Direitos de Moradia
Serão atendidos os seguintes casos urgentes:
- infoAções para reintegração, imissão ou garantia de posse
- infoAções contra derrubadas iminentes
- infoOutras ações com medidas cautelares ou antecipatórias cuja demora possa resultar risco de morte ou de dano irreparável
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Direitos Civís
Serão atendidos os seguintes casos urgentes:
- infoMandados de Segurança
- infoCasos com risco de prescrição
- infoAções para desbloqueio de valores
- info Outras ações com medidas cautelares ou antecipatórias cuja demora possa resultar risco de morte ou de dano irreparável
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Direitos de Família
Serão atendidos os seguintes casos urgentes:
- info Ações de interdição de pessoas com deficiência mental grave
- info Ações de liberação de corpo (alvará de sepultamento ou de cremação)
- info Ações de busca e apreensão de menor
- info Pedidos de cumprimento de sentença de alimentos (pensão) que não foram pagos nos últimos três meses, quando o alimentante for servidor público, que possa haver intimação por malote digital
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Direitos da Infância e Juventude
Serão atendidos os seguintes casos urgentes:
- infoEntrega voluntária de filhos para adoção
- infoContestações de processos que envolvem crianças e adolescentes institucionalizados (antigos orfanatos)
- infoAções de guarda com pedido de liberação das crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional
- infoHabeas corpus
- infoPedidos de liberação de adolescentes internados provisoriamente
- infoPedidos de liberação de adolescentes em unidades de internação
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Defesa da pessoa acusada de crime
Serão atendidos os seguintes casos urgentes:
- infoPedidos de liberdade provisória
- infoPedidos de relaxamento de prisão
- infoHabeas corpus
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Defesa da Pessoa em Cumprimento de Pena
Serão atendidos os seguintes casos urgentes:
- infoPedidos de atendimento médico para pessoa presa
- infoPedidos de direitos vencidos, como progressão de regime e livramento condicional
- infoPedidos de prisão domiciliar para presos enquadrados em grupos de risco para o Covid-19 (idosos, portadores de doenças cronicas)
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Processos em Andamento
Serão atendidos casos que exijam manifestações urgentes, por exemplo:
- infoPedidos de desbloqueio de verbas impenhoráveis de processos em andamento
- infoRecursos (reconsideração/agravos) do indeferimento de pedidos urgentes
- infoPedidos de cumprimento de medidas urgentes, no caso de desobediência a decisões judiciais
- infoOutros pedidos de prestação de contas para entrega de comprovantes em ações de saúde
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Atendimento Psicossocial
Serão prestadas orientações e sanadas dúvidas nas seguintes áreas:
- infoPasse livre municipal e interestadual
- infoLocais e procedimentos sobre tratamento de saúde da pessoa com deficiência
- infoInternação involuntária e/ou permanência nessa
- infoConcessão, Atualização e Bloqueio do BPC
- infoBenefícios de Moradia (Minha Casa, Minha Vida e Aluguel Social)
- infoProcedimentos de concessão de medicamentos, fraldas, cadeira de rodas, órteses e próteses
- infoOrientações sobre isenção de impostos de veículos automotivos
Horário de Atendimento telefônico: 8hs às 17hs.
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA.
email Solicitar Atendimento -
Plantão da noite e dos finais de semana
Após as 17hs e aos finais de semana, haverá atuação do Plantão da DPEMA. Serão atendidas causas urgentes, como:
- infoPedidos de UTI ou tratamento urgente
- infoPedidos de liberação de corpo ou de cremação
- infoPedidos de autorização de viagem de menor
- infoPedidos de busca e apreensão de pessoa
- infoBenefícios de Moradia (Minha Casa, Minha Vida e Aluguel Social)
- infoProcedimentos de concessão de medicamentos, fraldas, cadeira de rodas, órteses e próteses
- infoOrientações sobre isenção de impostos de veículos automotivos
email Solicitar Atendimento
Os serviços da Defensoria são destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade, com dificuldade de acesso à justiça e sem recursos para contratar advogado particular. Se você não se enquadra nesses casos, pedimos que considere a necessidade das pessoas vulneráveis que realmente precisam de nós neste momento de calamidade.
Pode ser usuária dos nossos serviços a pessoa que:
- info Tenha renda familiar mensal não superior a 03 (tres) salários mínimos (R$3.135,00)
- info Não possua recursos financeiros em contas bancárias, aplicações ou investimentos em valor superior a 10 salários mínimos (R$10.450,00)
- info Não seja proprietária, titular de direito à aquisição, usufrutuária ou possuídora a qualquer título de mais de um imóvel
As pessoas que estejam em situação de superendividamento para a aquisição de bens e serviços indispensáveis para manter sua moradia, sua saúde ou sua educação básica, ou a de seus dependentes, também podem ser usuárias dos serviços da Defensoria, desde que comprovem essas despesas.
Além disso, também tem direito ao atendimento da Defensoria a pessoa que necessite da imediata proteção do Judiciário, por estar em situação de grave risco à sua vida, à sua saúde ou à sua liberdade.
O atendimento jurídico desejado poderá ser negado, caso a pessoa não esteja em situação de urgência ou não comprove necessitar dos serviços da Defensoria.
Infelizmente ainda não temos Núcleos da Defensoria Pública em todas as cidades do Estado, impedindo a atuação em alguns casos. Favor verificar na relação abaixo se na sua cidade há Núcleo.
Se você se classifica como usuário(a) dos serviços da Defensoria, por gentileza informe que espécie de atendimento de urgência necessita:
Atendimento on-line: Escolha a área de atendimento jurídico ou social desejada e preencha o formulário que será disponibilizado.
(98) 9242-1930 - Criminal (Apenas TELEGRAM)
(98) 99241-9770 - Cível (Apenas TELEGRAM)
129 - CRC
(98) 99241-9728 - Núcleo Cível e Família
(98) 99242-0637 - Núcleo Criminal e Tribunal do Júri
(98) 99242-2103
(98) 99164-1803 - CIAPD
(98) 99162-4033 - CIAPVI
DPU - (98) 98237-1106
Ouvidoria - (98) 99242-0257
Depois que você enviar o formulário, nós entraremos em contato o mais rápido possível, solicitando novas informações e documentos e disponibilizando mais instruções.
Nossos defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) estarão mobilizados para atender todos os pedidos. Contamos com seu apoio e compreensão.
A Defensoria não cobra nada pela prestação de seus serviços de assistência jurídica. Tudo é 100% gratuito.
PASSO 1: Preparando a documentação
PASSO 2: Posicionando a documentação
PASSO 3: Posicionando o celular
PASSO 4: Enquadramento
A SUA IMAGEM ESTÁ PRONTA PARA SER ENVIADA!