more less Fundo Normal Fundo Escuro Fundo com Luz



(11/01/2019) - Defensoria discute parceria com a Vale para garantir oportunidades a jovens com Down

 
  • slide 1
    Defensoria discute parceria com a Vale para garantir oportunidades a jovens com Down
  • slide 1
    Defensoria discute parceria com a Vale para garantir oportunidades a jovens com Down

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde, realizou, recentemente, uma reunião com representantes da Vale no Maranhão para discutir uma nova parceria para garantir oportunidades a jovens com síndrome de Down, que participaram de um curso de capacitação promovido junto ao Sebrae/MA.


O encontro foi conduzido pelo defensor público Benito Pereira da Silva Filho, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, Pessoa com Deficiência e da Saúde, e acompanhado pelo corregedor-geral da instituição, o defensor público José Augusto Gabina de Oliveira.


Participaram da reunião, os responsáveis pelos setores de relações institucionais e de educação da Vale no Maranhão, representantes do Sebrae/MA, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o pai de um dos alunos do curso. Dentre os vários temas abordados, o grupo debateu sobre a atual política da multinacional para inclusão de profissionais com deficiência e as possibilidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho.


Segundo o defensor, a iniciativa tem como finalidade garantir a efetivação de direitos da pessoa com deficiência oportunizando novas perspectivas de vida a esses jovens. “Conseguir oportunidades de emprego para essas pessoas vai além de garantir um trabalho, significa contribuir para o desenvolvimento delas e para o exercício da sua cidadania além de promover a diversidade também no ambiente laboral”, afirmou Benito Pereira Filho.


O curso – Fruto de articulação da Defensoria com o Sebrae/MA, o curso de capacitação “Atendimento ao Público: Orientando pessoas com síndrome de Down para atender bem” tem como oportunizar aos jovens com essa ocorrência genética a possibilidade de exercer uma profissão.


Para isso, são realizadas aulas duas vezes por semana, que abordam temas como relações interpessoais, autoconhecimento, hábitos do trabalho; comunicação, linguagem corporal e alegria no atendimento; e incentivo ao trabalho em equipe, dentre outros.


O curso é executado pela Coordenação Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão, com o apoio do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o Fórum Estadual da Pessoa com Deficiência. A primeira edição da capacitação, realizada em 2018, beneficiou 20 jovens. Novas turmas deverão ser realizadas no decorrer deste ano.

QUER ATENDIMENTO?
AGENDA INSTITUCIONAL

INFORMAÇÕES GERAIS
Horário de funcionamento:
    • São Luís
    • Sede:
      Segunda a sexta das 7h às 17h

    • Núcleo do Consumidor:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleo de Execução Penal:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Sala de Atend. Fórum Desembargador Sarney Costa:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleos regionais
    • Segunda a Sexta das 8h às 17h

    • Plantão
    • Diariamente das 17h às 7h
    • (98) 3232-2390 –Ramal-4

Galeria de fotos

+Fotos

Galeria de vídeos

+Vídeos



+Jornais