more less Fundo Normal Fundo Escuro Fundo com Luz



(11/10/2017) - Supervisão de Informática e Administração Superior da DPE fazem avaliação positiva do sistema de remoção

 
  • slide 1
    Supervisão de Informática e Administração Superior da DPE fazem avaliação positiva do sistema de remoção

Em reunião com a Administração Superior da Defensoria Pública do Estado DPE/MA, a Supervisão de Informática avaliou de forma positiva o 1º concurso on-line de remoção da carreira, realizado em agosto último. A metodologia se destacou pela agilidade, segurança e comodidade, sendo bastante elogiado pelos defensores públicos que participaram do certame.


A nova experiência foi possível graças ao desenvolvimento do sistema intitulado Giro – Gestão Inteligente para Remoção On-line. Concebido em seis meses, a ferramenta da DPE/MA baseou-se em modelos semelhantes utilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Ministério Público da União (MPU). Na fase de transição, a Defensoria ainda chegou a testar, em março deste ano, sistema que utilizava as plataformas presencial e virtual, em concurso de remoção realizado na Associação Comercial do Maranhão (ACM).


Durante a reunião, que discutiu a manutenção do novo modelo, o defensor-geral do Estado e presidente do Conselho Superior, Werther de Moraes Lima Junior, se disse bastante satisfeito com o resultado. “Antes passávamos de um a dois dias confinados em um auditório, onde os defensores eram obrigados a deixar suas atividades para participar da concorrência, inclusive os lotados no interior do estado. Agora com o novo sistema, esse tempo foi reduzido para alguns minutos e com toda a transparência que o processo exige. Uma grande evolução a um custo muito baixo”, afirmou o gestor, ao lado do subdefensor-geral Emanuel Accioly. “É importante ressaltar que o novo concurso se baseou em regras claras definidas em edital e acompanhadas pelo Conselho”, ressaltou.


O chefe da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Defensoria, Paulo Corrêa, explicou que no novo sistema a etapa mais demorada do processo é o período de inscrições dos interessados, que foi fixado em sete dias. Segundo ele, tempo suficiente para os membros da carreira definirem suas prioridades de lotação, em consenso com seus familiares.


 “Passado esse momento, aguardamos a data de processamento do concurso, onde é realizada a concorrência automática, com a geração do relatório de lotação final, no qual os defensores podem acompanhar os resultados de todos que concorreram às vagas abertas, com a devida pontuação dos aprovados. Ou seja, trata-se de um sistema autoauditável”, informou, acrescentando que o Giro foi submetido a um teste, que somado à primeira experiência do concurso on-line, serviram para dirimir possíveis dúvidas e corrigir inconsistências que pudessem prejudicar o funcionamento adequado do sistema. 


Para defensores públicos que se submeterem à nova modalidade de concorrência, o Giro está aprovado. Foi como avaliou o defensor Vitor Hugo Siqueira de Assis, que hoje está lotado no Núcleo do Júri, em São Luís. Para ele, o concurso on-line veio suprir uma lacuna na instituição. “Além de seguro e moderno, o novo sistema evita o deslocamento dos defensores de suas comarcas de origem, o que é bastante significativo em um estado tão extenso”, destacou. Na opinião da defensora Cristiane Marques, que saiu do Núcleo Auxiliar Geral e foi titularizada no Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, o novo sistema superou suas expectativas.


“Com o aumento no quadro de defensores, a remoção presencial tornou-se incompatível. Portanto, o Giro mostrou muito eficiência, pois permitiu que participássemos do concurso, mesmo estando em outras cidades, nos possibilitando a formação de uma lista de prioridades de lotação, tudo de forma transparente, o que nos garantiu a segurança quanto aos resultados”, avaliou.

QUER ATENDIMENTO?
AGENDA INSTITUCIONAL

INFORMAÇÕES GERAIS
Horário de funcionamento:
    • São Luís
    • Sede:
      Segunda a sexta das 7h às 17h

    • Núcleo do Consumidor:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleo de Execução Penal:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Sala de Atend. Fórum Desembargador Sarney Costa:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleos regionais
    • Segunda a Sexta das 8h às 17h

    • Plantão
    • Diariamente das 17h às 7h
    • (98) 3232-2390 –Ramal-4

Galeria de fotos

+Fotos

Galeria de vídeos

+Vídeos



+Jornais