more less Fundo Normal Fundo Escuro Fundo com Luz



(18/05/2017) - Alema promove sessão solene em homenagem aos 16 anos da Defensoria

 
  • slide 1
    Alema promove sessão solene em homenagem aos 16 anos da Defensoria
  • slide 1
    Alema promove sessão solene em homenagem aos 16 anos da Defensoria
  • slide 1
    Alema promove sessão solene em homenagem aos 16 anos da Defensoria
  • slide 1
    Alema promove sessão solene em homenagem aos 16 anos da Defensoria
  • slide 1
    Alema promove sessão solene em homenagem aos 16 anos da Defensoria

Membros e servidores da Defensoria Pública do Maranhão, além de representantes de instituições governamentais e sociedade civil, lotaram o Plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (18), para as homenagens concedidas pelo Parlamento à instituição que completa 16 anos de relevantes serviços prestados à população socioeconomicamente vulnerável do Maranhão. De iniciativa do deputado estadual Rafael Leitoa, a sessão especial também fez alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado no dia 19 de maio.


Convidado para compor a mesa, o defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, representou a instituição na solenidade, presidida pelo deputado estadual Rogério Cafeteira. O chefe da Defensoria maranhense, em seu pronunciamento, traçou um amplo histórico sobre a evolução do órgão, desde sua implantação até os dias de hoje, com ênfase nos avanços obtidos nos últimos 16 anos, fundamentais para o fortalecimento do acesso à Justiça no estado.    


“A Defensoria Pública é a representação instrumental maior de inclusão democrática. Apesar da nobre missão nossa trajetória não foi fácil. Mas tudo o que conquistamos foram frutos de um imenso trabalho coletivo”, destacou Werther Lima Junior, agradecendo pela parceria de membros, servidores da DPE/MA, e em especial, do deputado estadual Rafael Leitoa, que demonstrou grande sensibilidade com a causa defensorial ao propor a homenagem concedida à instituição.


Implementada no Maranhão em 2001, a Defensoria Pública estadual conta atualmente com 173 membros, que desempenham suas atividades em 38 comarcas, beneficiando 80 municípios. Em 2016, a instituição realizou mais de 380 mil atendimentos na capital e interior do estado. Dentro desse contexto de crescimento que o deputado Rafael Leitoa justificou a realização da sessão solene.


“Muito nos honra falar de um órgão respeitado como a Defensoria, cuja presença e fortalecimento se mostram de grande relevância para um estado como o nosso, notadamente marcado por desigualdades sociais. Por isso, é imperioso manter os investimentos para garantir que a instituição avance ainda mais no processo de interiorização, permitindo que uma parcela cada vez maior da população carente tenha acesso aos seus direitos e viva com mais dignidade”, destacou o parlamentar, parabenizando todos os defensores e servidores da instituição, dirigindo agradecimentos especiais à equipe em atuação no município de Timon.       


Elogiando a iniciativa do colega, o deputado Rogério Cafeteira também fez questão de ratificar a importância da Defensoria para o Maranhão. “Não poderia deixar de me manifestar, reiterando tudo o que o deputado Rafael Leitoa falou em seu discurso. Os defensores públicos são de fundamental importância para a aplicação da justiça e por levar esse espírito de cidadania, mostrando que o acesso à justiça é um direito de todos e não só dos mais abastados”, disse.


Também compuseram a mesa de honra da sessão solene, o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro; o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho; o defensor público federal Yuri Costa; o subdefensor público-geral, Emanuel Pereira Accioly; o corregedor-geral da DPE, Antônio Peterson Leal; o defensor Cosmo Sobral, representando a Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema); e a coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPE, Kamila Barbosa e Silva Damasceno.

QUER ATENDIMENTO?
AGENDA INSTITUCIONAL

INFORMAÇÕES GERAIS
Horário de funcionamento:
    • São Luís
    • Sede:
      Segunda a sexta das 7h às 17h

    • Núcleo do Consumidor:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleo de Execução Penal:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Sala de Atend. Fórum Desembargador Sarney Costa:
      Segunda a sexta das 8h às 17h

    • Núcleos regionais
    • Segunda a Sexta das 8h às 17h

    • Plantão
    • Diariamente das 17h às 7h
    • (98) 3232-2390 –Ramal-4

Galeria de fotos

+Fotos

Galeria de vídeos

+Vídeos



+Jornais