Parceria entre DPE/MA e Solar Coca-Cola abre portas para o mercado de trabalho de mulheres em situação de vulnerabilidade
Uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e a Solar Coca-Cola abriu novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade acolhidas pelo programa “Te Alui, Mulher!”, que participaram, nesta terça-feira (23), de uma ação na unidade da distribuidora, em São Luís.
O “De Portas Abertas” integra o processo de recrutamento da companhia, focado em atrair grupos minorizados—com forte ênfase no público feminino, incluindo visita técnica como uma das etapas de seleção profissional. Durante a atividade, as participantes conheceram a estrutura da empresa, sua cultura organizacional e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, ampliando perspectivas de empregabilidade e autonomia financeira.
Auxiliar de serviços gerais, mãe de dois filhos e moradora do bairro Coroadinho, Érika Layane, de 24 anos, falou sobre a emoção de participar do projeto da empresa. "Fiquei muito feliz com essa oportunidade e não perdi tempo. Fomos muito bem recebidas pela equipe da Solar, conhecemos a empresa e vimos que é possível conquistar um espaço no mercado de trabalho. Será um recomeço para mim e para os meus filhos", destacou.
A defensora-geral Cristiane Marques, idealizadora do programa "Te Alui, Mulher", ressaltou que a parceria representa mais um importante passo na consolidação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina. "A inserção dessas mulheres no mercado de trabalho demonstra a força das parcerias e reafirma o compromisso da Defensoria com a consolidação de políticas públicas voltadas à autonomia, à inclusão e ao fortalecimento das mulheres. É assim que transformamos acolhimento em oportunidades concretas", afirmou.
A atividade marcou uma das primeiras ações da parceria entre a Defensoria Pública e a empresa, voltada à promoção da cidadania, da inclusão social e da geração de oportunidades.
Durante a programação, as participantes conheceram a estrutura da empresa, os setores de produção e logística, além de receberem informações sobre a cultura organizacional, possibilidades de crescimento profissional e iniciativas voltadas à diversidade e à inclusão.
Para a coordenadora do Núcleo Psicossocial e organizadora do "Te Alui, Mulher", Andreia Lauande, a iniciativa reforça o compromisso institucional em ampliar sua atuação para além da assistência jurídica.
"Esta parceria foi construída para ampliar as oportunidades de empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade. A Defensoria entende que garantir direitos vai além da atuação judicial. É preciso criar pontes, aproximar essas mulheres de oportunidades concretas e contribuir para que conquistem autonomia e independência financeira", ressaltou.
Representando a Solar Coca-Cola, a gerente de Recursos Humanos Suelene Lopes destacou a importância da parceria. "Hoje é um dia muito especial para a Solar Coca-Cola ao recebermos as mulheres atendidas pela Defensoria Pública. Elas conheceram nossa empresa, nossa cultura e as possibilidades de crescimento profissional. Ficamos muito felizes em iniciar esse caminho com a contratação de cinco participantes e esperamos fortalecer cada vez mais essa parceria", concluiu.