DPE/MA comemora 15 anos em Imperatriz com realização de mutirão em Coquelândia

    Em comemoração aos 15 anos do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado do Maranhão em Imperatriz, foi realizado nesta terça-feira (2) o mutirão “Defensoria em Ação” no povoado Coquelândia, zona rural de Imperatriz. Ao longo do dia, cerca de 260 pessoas receberam atendimentos jurídicos, sociais, de saúde e cidadania, em uma grande mobilização que reuniu parceiros de diferentes áreas.

    No campo jurídico, a Defensoria Pública prestou assistência em demandas de família, como divórcios, ações de alimentos, reconhecimento de paternidade e registros tardios de nascimento, além de atendimentos relacionados à emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito.

    O coordenador do núcleo regional da DPE em Imperatriz, defensor público João Paulo Aguiar, destacou a importância da ação para aproximar a instituição da comunidade.

    “Esse mutirão é uma forma de reafirmar o compromisso da Defensoria em estar onde o povo está. Não viemos apenas para prestar assistência jurídica, mas para garantir cidadania de forma integral, em parceria com diversas instituições”, ressaltou.

    Além da atuação da Defensoria, a comunidade contou com uma ampla rede de serviços, como do Centro Cultural Tatajuba, que ofertou curso de mini pizzas; a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) promoveu atividades recreativas como tênis de mesa, travinha e queimada; a Equatorial Maranhão realizou cadastros na Tarifa Social, trocas de lâmpadas e negociação de débitos; já a Secretaria de Saúde do município levou consultas médicas, vacinas, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), aferição de pressão e glicemia, além de atendimento odontológico.

    A ação também contou com a presença do CRAS de Imperatriz, oferecendo atualização e inclusão no CadÚnico, orientações sobre o BPC e atendimento social; estudantes da Faculdade Facimp Wyden promoveram consultas e vacinação antirrábica para animais; os cartórios de Imperatriz emitiram segundas vias de certidões; e o PROCON orientou consumidores e registrou demandas sobre direitos do consumidor.

    A coordenadora do CRAS, Simaria Araújo, ressaltou o impacto da iniciativa para a comunidade.

    “Quando a Defensoria Pública se une a outros órgãos para trazer tantos serviços de uma só vez, o resultado é transformador. Muitas pessoas que não teriam condições de se deslocar até a cidade conseguiram hoje resolver questões importantes para suas vidas”, afirmou.

    Além do defensor João Paulo Aguiar, também participaram do mutirão os defensores públicos Adriano Oliveira, Ana Heloiza de Aquino, Reynaldo Mendes e demais servidores da DPE/MA em Imperatriz, fortalecendo o atendimento direto à população.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up