O amor está no ar e em discussão na Defensoria Pública do Maranhão
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) reservou um momento especial para discutir um tema que toca a vida de todos: o amor! Com a palestra "Conjugando o amor: desafios e complexidades das relações amorosas", a instituição promoveu um bate-papo descontraído, mas supernecessário, sobre as nuances dos relacionamentos. O evento reforçou a importância de olhar para dentro e para as dinâmicas interpessoais com mais atenção e empatia.
Pode parecer inusitado, mas o ambiente de trabalho, por ser um espaço de convivência e reflexão, é o local ideal para exercitar o senso crítico e reflexivo sobre todos os aspectos da vida, inclusive a parte afetiva. Discutir as complexidades dos relacionamentos ajuda a promover o bem-estar e a saúde mental de todos. A condução da palestra ficou por conta de um time afinado e engajado, composto pelas defensoras públicas Lindevania Martins e Suellen Weber, e pela psicóloga organizacional e do trabalho Dávila Jucá.
A defensora pública Lindevania Martins ressaltou a importância do diálogo e fez analogias literárias para aprofundar o debate. "Discutir o amor em suas diversas formas e complexidades nos permite humanizar o ambiente e entender que as questões pessoais refletem diretamente em nosso dia a dia. É um convite para a reflexão sobre como nos relacionamos", disse.
Para Suellen Weber é necessário desenvolver um senso crítico sobre o tema, que muitas vezes pode ser delicado e até perigoso quando se trata de gênero. "As relações amorosas são construções sociais e emocionais. Trazer esse tema para a DPE é instigar o nosso corpo funcional a questionar padrões, exercitar a empatia e, principalmente, a construir relações mais saudáveis e conscientes. Quando abrimos para o mundo lá fora, observamos que muitas mulheres são vítimas de uma cultura machista e que pode ser fatal, infelizmente", completou a defensora pública.
Dávila Jucá falou sobre a saúde mental e os relacionamentos. "Cuidar dos nossos vínculos afetivos é parte fundamental da nossa saúde mental. O estresse e as frustrações nas relações impactam diretamente nossa produtividade e bem-estar. A palestra foi um espaço seguro para pensarmos sobre limites, expectativas e o autocuidado", enfatizou a psicóloga.
O encontro foi um sucesso e deixou claro que, para o time da Defensoria Pública, o amor (em todas as suas conjugações) é um tema sério e merece ser debatido com leveza, profundidade e muita reflexão.