DPE/MA e Iema encerram maratona de inovação com premiação de estudantes que transformaram lixo eletrônico em soluções tecnológicas de impacto social

    A sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em São Luís, foi ocupada, nessa quinta-feira (11), por jovens estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), das unidades Bacelar Portela, Desembargador Sarney e Tamancão, que participaram da etapa conclusiva do projeto “DefsHack – O Hackathon da Transformação”. Também conhecido como Demo Day, o evento reuniu sete equipes que aceitaram o desafio de reciclar resíduos eletrônicos, transformando-os em soluções para problemas ambientais e sociais da capital maranhense. Os estudantes foram premiados com troféus e medalhas de participação.    

    O DefsHack, desenvolvido pela Defensoria e o Iema, em parceria com a startup maranhense Kadoo Academy, é uma maratona de inovação que une tecnologia e criatividade, cujo pontapé inicial foi dado por outra iniciativa, realizada no âmbito da DPE, o “Reutilizar para Transformar”. Durante mais de 30 dias, defensores públicos, servidores, e demais colaboradores, além de parceiros e a comunidade em geral, fizeram o descarte de equipamentos eletroeletrônicos inservíveis em um ponto de coleta dentro na instituição.

    Todo o lixo eletrônico descartado, além de outros artefatos mapeados como necessários para os laboratórios de makers do Iema, serviram de matéria-prima para os protótipos apresentados pelas equipes competidoras, divididas nos eixos Comunidades e Consumo Consciente.

    Durante a abertura, o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, destacou o caráter transformador da iniciativa. “O projeto representa a união entre educação, tecnologia e responsabilidade socioambiental, ressaltando que é motivo de orgulho para a Defensoria contribuir com uma ação que estimula jovens talentos a pensar em soluções reais para desafios sociais, ao mesmo tempo em que promove sustentabilidade e inovação”, ressaltou.

    O Iema integrou a iniciativa oferecendo sua expertise na formação técnica, científica e cidadã de jovens maranhenses. Já a Kadoo, startup maranhense voltada ao empreendedorismo jovem, contribuiu com metodologias práticas como “design thinking, agile e learning by doing”, promovendo a construção colaborativa de soluções e estimulando o protagonismo dos estudantes.

    A diretora-adjunta pedagógica do IEMA, Mirla Oliveira, enfatizou a relevância do projeto para a formação integral dos estudantes e destacou que o IEMA tem a missão de preparar jovens para os desafios do mundo contemporâneo. “O DefsHack proporciona aos estudantes uma experiência prática, interdisciplinar e conectada com o mercado, reforçando valores de cidadania, criatividade e compromisso socioambiental”, destacou.

     

     

    Premiações – Durante o Demo Day, que se estendeu até às 17h com uma vasta programação, os estudantes apresentaram seus protótipos a uma banca avaliadora e para o público em geral. Este último ainda teve a oportunidade de participar de uma votação popular.

    Ao final do evento, todos os participantes receberam medalhas e das sete equipes competidoras, destacaram-se como primeiros lugares a “Eletromakers”, na categoria Comunidades, e a “Tamancão Teams”, na categoria Consumo Consciente, ambas recebendo troféus.  As demais colocações ficaram distribuídas da seguinte forma: na categoria Comunidades, 2º lugar para “Biogate” e 3º para “Girassol Tech”; e na categoria Consumo Consciente, 2º lugar para “Hydrotectam”, 3º para “Project Kelpye” e 4º para “Byte Builder”.

    Apesar da premiação, o grande destaque foi a participação engajada de todos os estudantes, demonstrando o potencial transformador do trabalho em equipe e da educação voltada à sustentabilidade e à inovação.

    A presidente da Comissão Socioambiental da DPE/MA, Andréia Sauáia, ressaltou o impacto da ação no âmbito da sustentabilidade. “Transformar resíduos em oportunidades é uma forma inteligente e necessária de cuidar do meio ambiente e estimular protagonismo juvenil”, disse a servidora, acrescentando que o DefsHack nasce com o propósito de demonstrar que a inovação pode e deve caminhar junto com a responsabilidade ambiental.

     

     

    CATEGORIAS PREMIADAS

     

    Comunidades

    1º Eletromakers

    2º Biogate

    3º Girassol Tech

     

    Consumo Consciente

    1º Tamancão Teams

    2º Hydrotectam

    3º Project Kelpye

    4º Byte Builder

    Veja Também

    keyboard_arrow_up