Acadêmicos de Psicologia prestigiam palestra Pensando Sexualidade: Realidades e Necessidades Relativas ao Amor na DPE/MA
Na última segunda-feira (09), a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do setor de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizou a palestra “Pensando Sexualidade: Realidades e Necessidades Relativas ao Amor”. O evento foi conduzido pela psicóloga institucional Dávila Jucá e pela professora e também psicóloga Melina Serra, e contou com a participação de acadêmicos de Psicologia da Universidade Ceuma e da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB).
“O tema escolhido para a palestra, voltada tanto aos estudantes quanto ao nosso público interno, é de grande relevância para o ambiente corporativo e o campo educacional. A programação também proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecerem de perto a atuação da Defensoria Pública, refletirem sobre temas que promovem civilidade e contribuírem para a construção de uma existência mais feliz”, destacou a psicóloga Dávila Jucá.
Participaram da atividade integrantes da Liga Acadêmica de Gênero e Sexualidade em Psicologia (LAGSP) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sexualidade Humana (GEPSEH), coordenado pela professora Melina Serra. Durante o encontro, foram compartilhadas experiências e vivências sobre sexualidade e a relação com o amor próprio, em um debate rico e acolhedor. “Quando abrimos espaço para discutir essa temática, as pessoas passam a refletir sobre como a sexualidade impacta suas vidas. Pensar e falar sobre sexualidade é também criar espaço para sermos verdadeiramente quem somos”, avaliou a docente.
Na mesma ocasião, os universitários realizaram uma visita guiada às instalações da Defensoria Pública, em São Luís, conduzida pelo 2º auxiliar da Defensoria Geral, defensor público Gil Henrique Faria. Eles puderam acompanhar o trabalho desenvolvido por defensores, servidores, colaboradores e estagiários nos diversos setores administrativos da instituição.
Para o estudante Ehra Fialho, do 1º período de Psicologia da UNDB, experiências como essa são fundamentais na formação acadêmica. “Essas atividades enriquecem nosso repertório e são ferramentas poderosas para formar profissionais conscientes e empoderados. Falar de gênero e sexualidade é falar de amor, vida e até mesmo morte — é um tema infinito. Além disso, a Dávila é uma figura de representatividade e influência, e a sua presença já transmite uma mensagem forte. Estar aqui e poder ouvi-la é uma experiência valiosa”, afirmou.
Ao final da programação, os participantes foram presenteados com mudas de plantas nativas, doadas pelo Parque Botânico da Vale, como símbolo de crescimento, cuidado e conexão com a natureza. Participantes receberão certificado de 3h emitido pela Escola Superior da DPE/MA.