DPE leva direitos e cidadania em mutirão para população indígena em Grajaú
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) encerrou suas atividades, nesta quinta-feira (15), no Projeto "Praça da Justiça e da Cidadania", realizado em Grajaú desde o dia 13 de maio. A iniciativa conjunta da Justiça Estadual, Federal e parceiros focou no atendimento à população indígena da região, e a DPE-MA desempenhou um papel fundamental ao oferecer atendimento jurídico gratuito e especializado.
Os defensores públicos Samuel Pio e Fabio Carvalho lideraram os trabalhos da Defensoria, realizando dezenas de atendimentos às comunidades indígenas da região. Eles prestaram orientação jurídica, esclareceram dúvidas e buscaram soluções para as diversas demandas apresentadas, demonstrando o sucesso da participação da DPE-MA em garantir o acesso à justiça e à cidadania para os povos tradicionais de Grajaú. Um dos serviços mais procurados foi o reconhecimento de paternidade.
O "Praça da Justiça e da Cidadania" ofereceu diversos serviços essenciais, incluindo atendimento de saúde, solução de litígios, emissão de documentos e informações sobre programas sociais. A forte presença da Defensoria Pública reforça o compromisso da instituição com a promoção dos direitos e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa para todos.