Com mais de 200 atividades de acesso a direitos e promoção da cidadania, movimento MaraDefs será aberto no domingo com a realização de corrida em SLZ
Com a largada da 1ª Corrida MaraDefs, marcada para o próximo domingo, dia 18 de maio, em São Luís, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) dará início à programação do movimento MaraDefs, que, até o dia 24 deste mês, mobilizará a capital e o interior do estado com a realização de mais de 200 ações e eventos de acesso a direitos e promoção da cidadania, incluindo mutirões, conferência e feiras. Na segunda-feira, dia 19, às 9h30, a instituição realizará a abertura oficial do MaraDefs, reunindo representantes de instituições públicas e privadas, parceiras do movimento, na Praça das Mercês, Centro Histórico de São Luís, onde também serão prestados atendimentos na Carreta dos Direitos.
A Corrida MaraDefs, cuja concentração ocorre às 5h em frente ao edifício-sede da DPE/MA, no bairro Renascença II, busca unir esporte e cidadania, promovendo a saúde e o bem-estar da população, além de sensibilizar a sociedade sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública em prol dos mais vulneráveis. “Queremos que essa corrida seja mais do que um evento esportivo. É uma forma de chamar a atenção para a missão da Defensoria Pública de promover justiça e cidadania”, destacou o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, ao lembrar que a corrida também faz alusão à campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Tendo como eixos o acesso integral à justiça, à transformação social e à educação em direitos, o movimento Maradefs marcará as celebrações pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio. Durante a semana, a instituição reforçará sua atuação no combate a violações de direitos, oferecendo ações concentradas e simultâneas voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais de 40 instituições parceiras estão juntas com a Defensoria Pública na realização do MaraDefs.
"Além da celebração pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, em 19 de maio, o MaraDefs é uma mobilização em favor dos direitos da população maranhense. Durante uma semana inteira, queremos promover ações inclusivas e transformadoras, reforçando nosso compromisso com o acesso à justiça para quem mais precisa. Trata-se do maior movimento de conexão entre a Defensoria Pública e a sociedade civil visto em 24 anos de existência da instituição. É também uma homenagem ao trabalho dedicado pelos nossos defensores, servidores e parceiros, que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas", assinalou a 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques.
Destaques da programação
Antes da 1ª Corrida MaraDefs, várias atividades estão acontecendo, em uma espécie de “aquecimento” para a semana. Uma das prévias é a solenidade de confirmação na carreira de defensoras e defensores públicos, com a entrega da Medalha Zilda Arns. O evento será realizado no dia 16 de maio, às 14h, no auditório do edifício-sede da instituição.
Durante a abertura oficial, na Praça das Mercês, a comunidade do Centro de São Luís e adjacências será presenteada com um mutirão de atendimentos jurídicos e sociais, com o suporte da Carreta dos Direitos, que ficará estacionada no local, nos dias 18 e 19, sempre das 8h às 15h.
Também durante a semana de comemorações, a Defensoria realizará solenidade de assinatura do Termo de Cooperação com a Central Estadual de Transplantes, que visa fortalecer as políticas públicas e contribuir para maior celeridade na resolução de demandas jurídicas quanto à doação de órgãos e tecidos para transplantes no Maranhão.
Na programação do MaraDefs consta, ainda, a realização da Conferência Anual da Defensoria Pública do Maranhão. O evento terá a palestra magna do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, que será condecorado, na oportunidade, com a Medalha Liberdade, mais alta honraria concedida pela Defensoria maranhense a personalidades que contribuem com a política de promoção do acesso a direitos.
Para encerrar a programação, no dia 24 de maio, das 13h às 18h, será realizada a Feira Cultural MaraDefs, na Praça Nauro Machado, combinando atendimentos jurídicos gratuitos com exposição cultural, protagonizada por pequenos empreendedores locais e apresentações artísticas.
Serão 14 balcões ocupados por empreendedores e artesãos selecionados por meio de edital do Projeto Defensoria Criativa, iniciativa de fomento à produção artesanal local e de estímulo à economia criativa e à geração de renda. Para este dia, já estão confirmadas atrações como manifestações culturais de tambor de crioula, o grupo de capoeira, Batalha de Slam e, fechando a programação, apresentação de bumba-meu-boi.
MaraDefs no interior
Além da capital maranhense, a Defensoria no interior também aderiu ao chamamento do defensor-geral Gabriel Furtado. Mais de 55% dos núcleos regionais têm, pelo menos, uma atividade cadastrada na programação do MaraDefs, resultado bastante comemorado, uma vez que a iniciativa é inédita.
Imperatriz e Buriticupu se destacam com o maior número de ações durante a semana. Na segunda maior cidade maranhense, a população local contará com uma ampla programação, incluindo oficinas, palestras de educação em direitos, concurso de cordel e um ‘treinão’ que também movimentará a população local em torno de caminhadas e dinâmicas esportivas. Além da comarca, o núcleo de Imperatriz também está mobilizando seus termos judiciários. Em Davinopólis, haverá a realização de uma feira de empreendedorismo aos moldes do evento que encerrará a programação em São Luís.
Já em Buriticupu, outro grande município situado na microrregião de Pindaré, o movimento realizará uma feira artístico-cultural, com espaço para expositores comercializarem produtos e serviços, além de ações de educação em direitos durante a semana.
A programação completa do MaraDefs, com datas e horários, ficará disponível nos principais canais de divulgação da Defensoria, dentre eles site e redes sociais, a partir da próxima sexta-feira (16).
1ª Corrida MaraDefs
O evento esportivo contará com percursos de 3km (caminhada), 5km e 10km, reunindo participantes de diversas faixas etárias em um grande encontro de promoção da saúde e da cidadania. A retirada dos kits para os inscritos acontece entre os dias 15 e 16 de maio, sempre das 9h às 16h30, na Sala da Escola Superior da DPE/MA, localizada na sede da Defensoria Pública do Estado, no bairro Renascença II, em São Luís.
Uma superestrutura está sendo organizada para dar suporte aos corredores e demais pessoas da comunidade que tiverem interesse em participar do evento, no dia 18 de maio. Na área em volta do edifício-seda da DPE, ficarão montadas tendas com a oferta de diversos serviços, sobretudo, na área de promoção da saúde e do bem-estar, resultado de parceria com instituições de ensino superior do estado. No Espaço Saúde haverá atendimento de fisioterapia e massagem, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
Também haverá um Espaço kids, que contará com brinquedos infláveis e outras atividades recreativas. Monitores estarão a postos, no domingo, para garantir a diversão da criançada, que precisa estar acompanhada de um responsável. Kits de higiene bucal também serão distribuídos no local da corrida. Os participantes, acompanhantes e comunidade em geral encontrarão, ainda, o Espaço Verde, reservado para a comercialização de plantas.
“Teremos atendimento exclusivos aos corredores participantes, mas todas as pessoas que nos prestigiarem, neste dia, serão alcançadas pelas ativações articuladas com os nossos parceiros”, contou a supervisora de Estágio da DPE/MA, Sandra Setúbal, da comissão organizadora. “Estamos orientando também os pais para não esquecerem de levar itens como protetor solar, boné ou chapéu, e garantir a proteção de seus filhos”, finalizou.