Carreta dos Direitos da Defensoria visita região de Tutóia e leva cidadania e dignidade para população
Seu Antônio Silva, pescador do Povoado Taboal, recebeu aos 45 anos, seu primeiro documento, juntamente com o encaminhamento para receber também o Título de Eleitor. “Nem eu mesmo sabia minha idade, minha irmã que veio atrás, descobriu como a gente ia fazer e já saímos daqui com documento, idade e meu título”, além de um sorriso no rosto.
Esta foi apenas uma das dezenas de histórias “contadas” durante a ação da "Carreta dos Direitos: Inclusão e Cidadania sobre Rodas", no município de Tutóia. Durante dois dias, na sede da comarca e outro no povoado de Ilha Grande dos Paulinos, foram realizamos mais de 2 mil atendimentos, garantindo dignidade, cidadania e inclusão na região.
“Mais uma prova que a Defensoria não tem limites. Seja por terra ou passando pelo mar, a instituição vai ao encontro do que mais precisam, dos vulnerabilizados, os que estão mais à margem de políticas públicas. Saímos felizes com o movimento, porém sabendo que ainda tem muito por ser feito na região”, destacou o defensor-geral Gabriel Furtado.
Durante os três dias, a equipe da Defensoria Pública foi composta por equipe multidisciplinar, como os defensores públicos Igor Ferreira, titular em Tutóia; Lucas Uchôa, com atuação em Barreirinhas; e Tayná Medeiros, de Urbano Santos; bem como as assistentes sociais Rosicleia Barbosa Costa e Keila Cutrim; os assessores jurídicos Álvaro Rodrigues, Manuel Alves, Andressa Porto, Carlos Victor Mendonça; e Gabriel Mouta, do setor de tecnologia; dentre outros colaboradores do Núcleo de Tutóia.
Na ocasião, foram emitidas certidões de nascimento e casamento, de 1ª e 2ª vias de carteira de identidade, pedidos de divórcio e pensão, reconhecimento espontâneo de paternidade, cadastro e atualização no CadÚnico, repactuação de dívidas de energia, resolução de demandas relacionadas a benefícios previdenciários, emissão de Carteira de Trabalho Digital, entre outros.
A Defensoria contou com o fundamental apoio da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (Arpen/MA), dos Cartórios, INSS, da Equatorial Energia, de secretarias dos municípios de Tutóia, além do Governo do Estado, por meio de diversas secretarias.