Feira do Empreendedorismo LGBTQIAP+ é lançada na Defensoria Pública de Imperatriz
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão, por meio do Núcleo Regional de Imperatriz, lançou oficialmente, na última segunda-feira (31), a Feira do Empreendedorismo LGBTQIAP+. A data escolhida para o evento marcou também o Dia Internacional da Visibilidade Trans, reforçando o compromisso da iniciativa com a inclusão e os direitos da comunidade LGBTQIAP+.
Durante o lançamento, realizado na recepção da Defensoria Pública, foram apresentadas as novidades do projeto, as datas das reuniões e workshops que antecedem a feira, além das parcerias firmadas para sua realização. A iniciativa é uma parceria entre a Defensoria Pública, a CEIRI e o Coletivo ArcoItz, com o objetivo de promover a visibilidade, a autonomia financeira e o fortalecimento econômico da comunidade LGBTQIAP+.
Para o defensor público Adriano Oliveira, a feira é um marco importante na luta contra a discriminação e na busca por mais oportunidades para empreendedores LGBTQIAP+. “A Defensoria tem um papel fundamental na promoção da justiça social. Criar espaços como este significa oferecer condições reais para que essas pessoas se desenvolvam economicamente e exerçam plenamente sua cidadania”, destacou.
Jean Pierr Figueiredo, representante do Coletivo ArcoItz, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da rede de apoio e da identidade da comunidade. “A feira vai muito além de um espaço de vendas. Ela cria conexões, amplia o alcance dos pequenos empreendedores LGBTQIAP+ e, acima de tudo, reafirma nossa existência e nossa capacidade de gerar impacto positivo na sociedade”, afirmou.
Já Ero Cunha, da CEIRI, enfatizou a necessidade de fomentar políticas públicas e oportunidades para esse público. “A dificuldade de acesso a crédito e a falta de espaços seguros para o empreendedorismo são desafios que ainda persistem. Com iniciativas como esta, buscamos criar condições mais justas para todos”, disse.
A Feira do Empreendedorismo LGBTQIAP+ tem como objetivos incentivar a autonomia financeira dos empreendedores LGBTQIAP+, promovendo oportunidades de trabalho e renda, criar um espaço de acolhimento e visibilidade para a comunidade LGBTQIAP+, sensibilizar a população sobre a importância do respeito à diversidade e às políticas de inclusão e oferecer capacitação, networking e suporte aos expositores.
Este ano, a feira trará uma novidade especial: a oficina "Prática de Mídia Digital", ministrada pela Cuscuz Filmes, que capacitará os expositores no uso das plataformas digitais para divulgação e fortalecimento de seus negócios.
Além disso, como parte da programação, será realizado o mutirão de retificação de nome e gênero para pessoas trans no dia 27 de junho. A Feira do Empreendedorismo LGBTQIAP+ acontecerá no dia 28 de junho, data alusiva o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, na Concha Acústica da Beira Rio, em Imperatriz.