Retomando o projeto Maranhão Verde, Defensoria entrega unidade de atendimento em Sucupira do Norte
A Defensoria Pública estadual (DPE/MA) iniciou, em 2025, seu processo de ampliação do acesso à Justiça no Maranhão. Foi entregue, na segunda-feira (31), à população de Sucupira do Norte a 45ª unidade do projeto Maranhão Verde. A iniciativa tem como objetivo descentralizar os serviços prestados pela DPE, encurtando distâncias para ofertar assistência jurídica gratuita e integral.
O auxiliar da Defensoria-Geral, o defensor público Gil Henrique Faria, conduziu a solenidade de entrega da Sala Verde da DPE, contando com a presença do defensor público Magson Melo Santos, titular do Núcleo Regional de Mirador. Quem também esteve na solenidade de inauguração foi o prefeito do município, Marcony Santos.
Atendimento - A cidade de Sucupira do Norte é termo judiciário da comarca de Mirador. Portanto, antes da entrega da Sala Verde, os moradores de Sucupira que precisavam dos serviços da DPE tinham que se dirigir ao núcleo da Defensoria localizado em Mirador. Agora, com o equipamento na cidade em que residem, os assistidos têm acesso à DPE de forma mais célere e próximo de casa.
A sala foi implantada por meio de cooperação interinstitucional firmada entre a Defensoria e a Prefeitura de Sucupira, que cedeu o espaço onde funcionará a Sala Verde, contribuindo assim para o fortalecimento do acesso à Justiça.
A nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, obedecendo horário de expediente da Prefeitura. No local, os interessados poderão acessar serviços como assistência jurídica na área cível e criminal, consultar e fazer o acompanhamento processual de qualquer natureza e esclarecer também dúvidas e informações sobre audiências e outras demandas similares.
Expansão – As salas de atendimento, que podem ser virtuais e presenciais, são importantes ferramentas para o projeto de democratização de acesso a direitos no Maranhão.
Em 2024, a Defensoria estadual ultrapassou a marca de 160 municípios cobertas pelos serviços da instituição, considerando os termos judiciários.