Defensorias do Maranhão e Piauí promovem encontro histórico sobre atuação nos Tribunais Superiores
Com o tema “Estratégias e Desafios no Manejo de Recursos para os Tribunais Superiores na Atuação Defensorial”, foi realizado, na última sexta-feira (28), no auditório Esperança Garcia, em Teresina, o I Encontro das Defensorias Públicas do Maranhão e do Piauí. O evento, promovido em formato híbrido, foi idealizado pelas Escolas Superiores de ambos os estados e teve como objetivo a troca de experiências entre essas instituições.
O 2º subdefensor-geral Paulo Costa destacou a importância histórica do encontro, ressaltando o diálogo contínuo entre as Defensorias dos dois estados. “Este é um momento marcante para as Defensorias Públicas do Maranhão e do Piauí, que já compartilham atuação e mantêm esse elo devido à proximidade entre seus núcleos. Diversos defensores e servidores já exercem a assistência jurídica em colaboração mútua, e nossa intenção é fortalecer ainda mais esses laços. Além disso, o tema abordado é de grande relevância, pois muitas das pessoas que nos procuram desejam saber qual o melhor caminho para levar suas demandas até Brasília”, afirmou.
A programação ocorreu na sede da Defensoria Pública do Piauí (DPE/PI) e contou com a presença de defensores públicos, servidores, estagiários, estudantes universitários e membros da sociedade civil. Para a defensora-geral do Piauí, Carla Yáscar, o evento proporcionou um intercâmbio enriquecedor para o fortalecimento da Defensoria Pública.
“As Defensorias do Piauí e Maranhão são instituições irmãs. Temos colegas que atuam em cidades vizinhas, como Timon e Caxias, e é uma satisfação promover esse momento de união e reflexão sobre nossa atuação estratégica nos tribunais superiores”, destacou.
Fruto de uma iniciativa conjunta das Escolas Superiores das duas Defensorias, o encontro ressaltou a importância de consolidar bases jurisprudenciais para fortalecer o trabalho defensorial. A diretora da Escola Superior da DPE/PI, Sheila de Andrade Ferreira, celebrou a parceria. “Unir Defensorias é essencial para debater temas comuns, comparar procedimentos processuais e buscar soluções mais eficientes. Fiquei muito feliz com o convite da Escola Superior do Maranhão para sediar este primeiro encontro e proporcionar um debate tão rico para defensores dos dois estados”, disse a diretora da Esdepi.
O painel principal, intitulado “Estratégias e Desafios no Manejo de Recursos para os Tribunais Superiores na Atuação Defensorial”, foi conduzido pelos defensores públicos Rodrigo Casimiro Reis e Ana Patrícia Paes Landim Salha. Ambos compartilharam experiências sobre suas atuações no Superior Tribunal de Justiça (STJ), oferecendo insights valiosos sobre o trabalho desenvolvido no tribunal sob a perspectiva dos dois estados.
“Discutimos nossa atuação estratégica no STJ e apresentamos um panorama do nosso dia a dia, visando aprimorar a prestação da assistência jurídica à população mais vulnerável. Esse encontro foi simbólico e significativo, pois nos permitiu trocar conhecimentos que contribuirão para o aperfeiçoamento da orientação jurídica oferecida tanto no Maranhão quanto no Piauí”, enfatizou o defensor público.
Os participantes previamente inscritos na palestra receberão certificação da Escola Superior do Piauí, com carga horária de 4 horas/aula.