Defensoria Pública promove ações em celebração ao Mês da Mulher

    Em alusão ao Mês da Mulher, a Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) realizou duas atividades significativas, alcançando públicos distintos e promovendo debates importantes sobre direitos e igualdade de gênero. A primeira ação ocorreu no Centro Socioeducativo Florescer, onde a DPE-MA promoveu uma roda de conversa com jovens que cumprem medidas socioeducativas em regime fechado. Além de servidores da unidade. O encontro abordou temas como direitos das mulheres, violência de gênero e a importância do respeito e da igualdade.

    A assistente social da DPE/MA, Nathalia Tinoco, destacou a relevância de levar o debate sobre direitos das mulheres para o contexto socioeducativo: "É fundamental que as jovens em cumprimento de medida socioeducativa tenham acesso a informações sobre seus direitos e sobre a importância de construir relações saudáveis e igualitárias. Acreditamos que a educação e o diálogo são ferramentas essenciais para a transformação social”, pontuou Nathalia Tinoco.

    A segunda atividade foi realizada na sede da Caema e contou com a participação de aproximadamente 50 servidores e servidoras. A ação promoveu um debate sobre a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, além de apresentar os serviços da Defensoria Pública e sua atuação na defesa dos direitos das mulheres. Durante o evento, a psicóloga da DPE, Márcia Serra, ressaltou a importância de promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. "Acreditamos que a igualdade de gênero é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e produtivo. Acreditamos que a informação e o diálogo são ferramentas essenciais para a promoção da igualdade de gênero", disse.

    As ações da Defensoria Pública do Estado do Maranhão em celebração ao Mês da Mulher reforçam o compromisso da instituição com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero em todos os espaços da sociedade. A Defensoria conta, ainda, com o projeto “Te Alui, Mulher”, que tem como objetivo oferecer assistência jurídica e psicossocial para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O projeto visa garantir o acesso à justiça e a proteção dos direitos das mulheres, além de promover o fortalecimento da rede de apoio e o combate à violência de gênero.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up