Defensoria promove roda de conversa sobre saúde mental e empoderamento das mulheres em Governador Nunes Freire

    Em alusão ao Mês da Mulher, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, nesta quarta-feira (26), uma roda de conversa no Núcleo Regional de Governador Nunes Freire, cidade localizada a 180 quilômetros da capital maranhense. A atividade, coordenada pela defensora pública Márcia Mileni Fontelles, teve como foco a saúde mental das mulheres.

    “A roda de conversa contou com a participação de mulheres assistidas pela DPE/MA na região, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e representantes do Conselho Tutelar. Nosso objetivo foi discutir os direitos das mulheres, com destaque para a saúde mental, visto que muitas violações de direitos geram consequências nessa área. Acreditamos que a educação em direitos e o autocuidado são ferramentas importantes para que essas mulheres possam, inclusive, se libertar de situações de violência”, destacou a defensora pública.

    Durante o encontro, além dos temas relacionados à defesa e ao fortalecimento da saúde mental, foram discutidos a busca por direitos, o acesso à psicoterapia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), os impactos da violência doméstica causada pela dependência emocional, autoestima, autonomia e acúmulo de responsabilidades. Participaram da roda a equipe do Núcleo Regional, as conselheiras tutelares Keiza Magda Pinheiro Silva, Sonaria de Jesus Sousa e a psicóloga do Caps, Erica Valentim da Silva Mesquita.

    “Tudo o que vocês falaram durante essa conversa eu já vivi. Passei quase 14 anos enfrentando situações de violação de direitos e sobrecarga em diversos sentidos. Talvez, se eu tivesse ouvido tudo isso antes, minha vida teria sido diferente. Esse acolhimento é essencial. Só de estar aqui, já saímos fortalecidas”, relatou uma das mulheres atendidas pela DPE/MA, que preferiu não se identificar.

    Nos próximos meses, o Núcleo Regional de Governador Nunes Freire planeja realizar outras ações e rodas de conversa sobre temas relacionados aos direitos da população local. “Estamos selecionando tópicos relevantes que possam abraçar as questões de Direitos da nossa comunidade. O uso do espaço físico da DPE/MA para a promoção de debates e de conhecimento fortalece o vínculo da instituição com a população local, e é isso que buscamos”, finaliza a defensora.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up