Encerrando ciclo de inaugurações em 2024, Defensoria Pública entrega novas instalações em Zé Doca
Foi inaugurado, nesta terça-feira (10), o 48º núcleo ecológico da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), desta vez na cidade de Zé Doca. A cerimônia de entrega das novas instalações foi conduzida pelo auxiliar da Defensoria Geral, o defensor público Gil Henrique Faria, e contou com a presença da prefeita da cidade, Josenilda Cunha, dentre outras autoridades.
Presente no município de Zé Doca há 11 anos, o núcleo regional da DPE/MA, que funcionava em um prédio alugado de alvenaria, foi substituído por uma unidade modular, como parte do projeto inovador de expansão institucional baseado nos pilares da sustentabilidade, da responsabilidade social e da economicidade. Em 2024, foram entregues nove econúcleos, sendo o de Zé Doca instalado na Rua da Flores, no chamado Cinturão Verde, próximo à IEMA.
“Ficamos muito felizes em poder disponibilizar à população esse novo instrumento de acesso à Justiça. Aqui, os moradores terão ainda mais conforto e acessibilidade para resolver suas demandas e os defensores e servidores, por sua vez, contarão com um ambiente acolhedor para executar suas atividades com excelência”, destacou Gil Faria.
Distante da capital maranhense 311 km, e com uma população estimada em 50 mil habitantes, a comarca de Zé Doca conta ainda com dois termos judiciários, os municípios de Araguanã e Governador Newton Bello. A prefeita da cidade, mais conhecida como Josinha Cunha, fez questão de agradecer pelo empenho da Defensoria em garantir uma unidade ainda mais eficiente para a população de Zé Doca, sobretudo para os mais vulneráveis.
“Tivemos um cuidado especial com a Defensoria Pública, por ser uma instituição que cuida dos mais necessitados. Buscamos um terreno que atendesse a demanda da instituição e fosse de fácil acesso para a comunidade. Nada melhor que encerrar nosso último ano de mandato entregando obras que beneficiarão diretamente a sociedade ze-doquense”, destacou a gestora.
Homenagens – Durante a solenidade de inauguração, também foram concedidas homenagens à prefeita Josinha, que recebeu a placa “Município Amigo da Defensoria”, e aos defensores públicos titulares do Núcleo, Pedro Vitor da Silva Santos e Wilson Macena da Silva, pela atuação em defesa da população local e na contribuição para a implantação da unidade de atendimento.
Ainda compuseram o dispositivo de autoridades, a prefeita eleita, que assumirá a cidade a partir de 2025, Flávia Cunha, o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Boa Esperança, a procuradora do Município, Apoena Ribeiro, o secretário de Assistência Social Nelson Gomes, dentre outras autoridades da região.
Modernização - No novo prédio, os assistidos contarão com uma estrutura dotada de recepção ampla, salas para dois defensores públicos, sala de reuniões e conciliações. E ainda sala para o setor administrativo, para assessores e estagiários, refeitório e três banheiros, sendo um deles para pessoa com deficiência.