Seminário com presença de ex-ministro da Educação marca encerramento de Curso de Educação Pública no Brasil e no Maranhão
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio da Escola Superior (Esdpe), promoveu o encerramento do Curso de Educação Pública no Brasil e no Maranhão. A abertura da solenidade foi conduzida pela 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, acompanhada por autoridades como o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), Alberto Pessoa Bastos, e pelo diretor de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e ex-ministro da Educação (2014 – 2015), José Henrique Paim Fernandes.
Após o início das atividades, foi realizada a mesa de debates com o tema “Desafios para o Enfrentamento em Rede do Analfabetismo Infantil”, contando com o consultor-geral da União adjunto, professor e pesquisador na Fundação Getúlio Vargas (FGV/DGPE), Ivan Nunes; com o subsecretário de Educação do Estado, Anderson Lindoso; do vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Hilton César.
Também compuseram este painel Cristiane Marques e Henrique Paim. “Suscitar este tema tão relevante e envolver defensores públicos de todo estado para discutir formas de combater o analfabetismo infantil é fundamental para a sociedade. Ainda mais contando com personalidades tão experientes como, por exemplo, o ex-ministro da Educação José Henrique Paim”, destacou a subdefensora-geral.
“A atuação do defensor público será muito importante para melhorar, acelerar e otimizar os processos na ponta, onde envolve família, escola, professor, gestores, visando fazer esta engrenagem funcionar. É fazer a mobilização social para que possamos recuperar o chamado tempo perdido na alfabetização”, concluiu Henrique Paim.
Durante a tarde, vários defensores públicos e consultores da Fundação Getúlio Vargas se reuniram para discutir a consolidação do texto do Plano Institucional de Erradicação do Analfabetismo Infantil.
Visita - Na ocasião Henrique Pain ainda visitou as instalações da Defensoria Pública e conheceu vários projetos desenvolvidos pela instituição, acompanhado pela subdefensora-geral Cristiane Marques, pelo diretor-geral da Defensoria, Luís Otávio Moraes, e pela 1ª auxiliar da DPGE, a defensora pública Camila Bonfim.