DPE/MA inicia projeto de respeito e valorização de crianças e adolescentes com deficiência

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) deu início às atividades do Projeto "Percorrendo Caminhos e Garantindo Direitos”, que será executado pelo Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) e pelo Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd). A primeira etapa foi realizada na última quarta-feira (18), no Centro Cultural e Educacional da Vila Embratel, envolvendo alunos, professores e a população em geral daquela região.

    O objetivo do projeto é sensibilizar e mobilizar a sociedade para os direitos das crianças e adolescentes com deficiência por meio de palestras e oficinas para pais, alunos, professores e a comunidade em geral. Ainda tem a missão de fomentar a identificação de casos de violações de direitos do segmento, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

    O primeiro encontro foi conduzido pela coordenadora do Ciapd, Maelle Medeiros, pela psicóloga jurídica da Defensoria, Patrícia Oliveira, e pelas assessoras do projeto, Letícia Lima (jurídico) e Naryane Costa (assistente social). Além disso, também esteve no local a representante da Rede de Prosperidade, Déborah Arruda, acompanhada por demais colaboradores. A Rede foi parceira da DPE na realização dessa primeira etapa do projeto.

    Na ocasião, as colaboradoras falaram sobre o trabalho desenvolvido pela DPE em favor da sociedade, sobretudo os mais vulneráveis, quando e como procurar ajuda em casos de violação de direitos. “Todos vocês podem ser multiplicadores desse ideal de respeito e valorização da criança com deficiência. O que foi aprendido aqui, deve ser levado para os papais e mamães, além de amiguinhos e vizinhos”, destacou Maelle Medeiros.

    O escopo do projeto também prevê o atendimento especializado e multiprofissional para crianças e adolescentes com deficiência e seus familiares, minimizando os impactos da discriminação e preconceito, fragilidade emocional de ambos, preparando-os para acionar o sistema de Justiça e fortalecer seu empoderamento na sociedade.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up