Setembro Amarelo: DPE/MA leva edição especial de grupo terapêutico a colaboradores do Sesi Casarão

    Uma edição especial do grupo terapêutico desenvolvido pela Psicologia Organizacional e do Trabalho, da Defensora Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), foi realizada na última sexta-feira (20) no Sesi Casarão da Indústria, localizado no Centro de São Luís. 

     

    Alusiva à campanha Setembro Amarelo, a atividade foi conduzida pela psicóloga organizacional e do trabalho, Dávila Jucá. “O grupo terapêutico foi uma tentativa efetiva, aqui no Sesi Casarão, de estabelecer relações mais humanas. Humanos sendo humanos. Para esta conversa, escolhemos falar sobre a vida com vida, com compassividade, sobre viver, pertencer e amabilidade. Essa troca foi, justamente, para estreitar os laços entre Defensoria Pública e o Sesi Casarão, e tornar esse vínculo mais sensível e respeitoso”, afirma a psicóloga.

     

    Em funcionamento há um ano, celebrado neste fim de semana, o Sesi Casarão da Indústria tem transformado e impulsionado inovação, cultura e desenvolvimento para um futuro mais promissor. Do bate-papo, prestigiou a assessora pedagógica da casa de ciência e educação, Cybelle Noleto. 

     

    “Tivemos um momento ímpar, muito especial, com a psicóloga Dávila Jucá. Nós pudemos falar sobre os nossos sentimentos e expressar inseguranças e angústias. Ou seja, foi um momento realmente terapêutico. A gente agradece a Defensoria Pública do Maranhão e se coloca sempre à disposição. Queremos mais momentos como este, foi muito significativo”, elogia a assessora pedagógica.

     

    Com o tema “Limites da vida e do trabalho: Comunicação não-violenta diante da ausência de controle”, o grupo terapêutico faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), da 1ª Subdefensoria Geral do Estado, e foi articulada pela assistente social e coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Andreia Lauande. 

     

    “Trouxemos o grupo terapêutico até aqui como parte de nossas atividades da campanha Setembro Amarelo e também do QVT de nossa instituição. São trocas de experiências e relatos substanciais que acontecem fora dos muros da DPE/MA. Foi muito bem recebidas por trabalhadoras e trabalhadores aguerridos, que atendem diretamente a população ludovicense e, de forma muito simbólica, assistidos e assistidas da Defensoria Pública. 

     

     

    PARCERIA COM A DPE/MA

    Esta não foi a primeira ação da Defensoria do Maranhão em parceria com o Sesi Casarão. Em maio deste ano, uma programação lúdica do projeto “Maternagem, Cárcere e Afeto”, por meio do Núcleo de Execução Penal (NEP), levou mulheres com privação de liberdade e seus filhos para um momento de fortalecimento de vínculos familiares. Lançado em 2022, o “Maternagem, Cárcere e Afeto” é desenvolvido com a cooperação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). 

    Veja Também

    keyboard_arrow_up