Projeto Eu & Ela da DPE encerra participação na Semana do Encarcerado promovendo grupos reflexivos e responsabilizantes com internos de Pedrinhas
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Execução Penal (NEP), promoveu, na quinta-feira (05), mais uma etapa do projeto “Eu & Ela: Repensando o Gênero”, com “pós-encontro” envolvendo 10 custodiados que participaram dos grupos reflexivos e responsabilizantes nas unidades de ressocialização do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
A atividade marcou, também, o encerramento da participação da DPE na 25ª Semana do Encarcerado, em São Luís. Este evento é executado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).
Estes encontros são rodas de conversas, onde os facilitadores do projeto monitoram os processos reflexivos acerca das temáticas já trabalhadas com os internos, em especial a igualdade de gênero. “Esta etapa, que acontece após as nossas abordagens psicopedagógicas, é importantíssima para reforçar o combate e a prevenção de violência contra a mulher, suscitar um sentimento de responsabilidade pelos atos que cometeram”, destacou a defensora pública Maiele Morais.
Quem também participou do encontro foi a coordenadora de Assistência Religiosa, Jurídica e Social, Ana Lívia Fontes, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Ainda estiveram presentes a assistente social Yasmim Pereira, a psicóloga Patrícia Costa Pereira, bem como assistentes sociais psicólogas e integrantes do projeto.
“O projeto é um trabalho incrível da Defensoria Pública em parceria com a SEAP do Maranhão. Principalmente porque trabalha com as duas dimensões. A dimensão da prevenção da violência de gênero e a dimensão de atuar com aquelas pessoas que já cometeram a violência. E a partir disso gerar reflexões e sensibilizações que podem mudar a perspectiva de vida e o futuro e as relações dessas pessoas no seu meio familiar e comunitário”, frisou Ana Lívia.
Pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), participou do momento a secretária Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária, Kelly Carvalho, falou sobre a parceria com a Defensoria bem como a importância deste tipo de atividade extrajudicial no sistema penitenciário maranhense.
Projeto - O “Eu & Ela: Repensando o Gênero” busca sensibilizar os internos do sistema prisional quanto à violência de gênero e doméstica por meio de práticas psicopedagógicas, com apoio de recursos federais da Senappen, vinculada ao Ministério da Justiça.
Desde 2022, o projeto realiza grupos reflexivos e responsabilizantes, aliados a atendimentos jurídicos, psicossociais, monitoramento de egressos participantes dos grupos, salas de espera e rodas de conversas realizadas acerca da temática.