Projeto da DPE/MA leva discussão de gênero para escola em Imperatriz

    O Projeto “Eu & Ela: Repensando Gênero” realizado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, teve mais uma etapa realizada, nesta quinta-feira (29), no Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa (URE-Imperatriz). No projeto, os estudantes desempenharam o papel de protagonistas, assumindo o desafio de discutir questões de gênero de maneira criativa e engajada.

    O projeto tem como objetivo principal promover ações de proteção para mulheres e meninas, bem como combater e prevenir a violência doméstica e moral no ambiente escolar. Além de ser implementado em Imperatriz, o projeto também foi realizado na cidade de Santa Inês. Os trabalhos da Defensoria foram coordenados pela defensora pública Maiele Morais, pelo defensor público João Paulo Aguiar, as psicólogas Patrícia Oliveira e Iana Freitas, além das assistentes sociais Yasmin Pereira e Maria dos Reis.

    “A temática de gênero é de extrema importância nas escolas, pois é necessário abordar essas questões desde a base. A violência contra a mulher, incluindo a violência moral, não pode mais ser tolerada. Esse trabalho é fundamental não apenas para as meninas, mas também para os meninos, para que os homens se tornem aliados no combate a todos os tipos de violência contra as mulheres. E para elas, é despertada a capacidade de reconhecer situações de violência e agir preventivamente”, declarou a defensora pública Maiele Morais.

    A Defensoria Pública do Maranhão, por meio deste projeto, busca se aproximar da comunidade escolar e da sociedade, promovendo a Educação em Direitos Humanos e oferecendo aos estudantes e às escolas mecanismos de prevenção e conscientização. A DPE/MA atua como um importante instrumento de proteção às mulheres e, em Imperatriz, conta com o Núcleo da Mulher e População LGBTQIA+ e o Núcleo de Proteção à Infância e Juventude, que podem ser acionados em casos de violação desses direitos.

     

    Fotos: Aparecida Marconcini

    Veja Também

    keyboard_arrow_up