Mutirão de retificação de nome e gênero da DPE/MA beneficia mulheres trans em Cururupu
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBTQIA+, realizou mais um Mutirão de Retificação de Nome e de Gênero, desta vez no município de Cururupu. A ação, que contou com o apoio do ônibus-escritório da instituição, integrou a 8ª Semana da Diversidade e Orgulho LGBTQIA+, promovido pelo Grupo Resistência.
Foram emitidas 10 novas certidões de nascimento, devidamente retificadas, que servirão para as cidadãs e cidadãos contemplados dar entrada nos demais documentos básicos, como CPF, carteira de identidade, dentre outros. “Tivemos casos bem emblemáticos nessa ação, pois foram situações de meninas que não conseguiam estudar pela falta de documentação, até o de uma moça que queria casar e não conseguia”, destacou a assistente social Nathalia Tinôco.
Com o tema “Cururupu sem LGBTQIA+fobia: Todos por um Estado Laico: Independente das nossas crenças nenhuma religião é lei”, o evento, além da emissão de certidões e atendimentos jurídicos e psicossociais, também oportunizou serviços médicos. “Tentamos compor a programação com muitos serviços, que atendesse grande parte dos participantes. Apesar de ainda faltar muito para um mundo melhor e digno para todos, sabemos que mais um passo foi dado na sensibilização da sociedade quanto ao tema”, destacou o presidente do Grupo Resistência, Carlos Pimentel.
Sensibilização - A assistente social Nathalia Tinôco e a psicóloga Márcia Serra, ambas da DPE, estiveram na cidade para levar informações a estudantes da Unidade Integrada Nelson Elesbão Machado, sobre a atuação da instituição na defesa de direitos, no combate à violência e na valorização das cidadãs e cidadãos do segmento.
Participaram deste momento especial mais de 50 alunos, com idades entre 13 e 16 anos, período em que estão cercados de dúvidas, descobertas, tabus e inseguranças, sendo, portanto, necessário o acompanhamento e orientação especializados.