Supervisão de Núcleos da DPE/MA inicia ciclos de inspeção e treinamento em núcleos regionais

    Diante da expansão institucional da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e da necessidade de alinhar atividades administrativas, a Supervisão de Núcleos do órgão do sistema de justiça iniciou, na última semana, uma série de visitas para inspeções e capacitações em núcleos regionais. A iniciativa visa fortalecer a cultura organizacional da DPE/MA e ofertar treinamentos nas unidades de atendimento, visando à otimização e ao aperfeiçoamento das rotinas. No primeiro ciclo itinerante foram contemplados os núcleos regionais das cidades de Santa Helena, Pinheiro, Guimarães, São Vicente Férrer, Cedral e Mirador.

    “Essa etapa de qualificação com as equipes da Defensoria Pública foi focada nas rotinas administrativas, desde fluxos processuais administrativos no sentido de adiantamento de recursos, prestação de contas, emissão de notas fiscais, comprovações, solicitação de material de expediente, até as resoluções de demandas internas, atividades e parcerias com convênios. Sabemos que, ao ajustarmos essas arestas, conseguiremos ofertar melhor qualidade laboral para o nosso quadro funcional e, consequentemente, isso repercutirá no atendimento que é oferecido aos nossos assistidos e assistidas”, conta o supervisor de núcleos da DPE/MA, Tallyson Souza.

    Segundo o supervisor de núcleos, as visitas são essenciais para o mapeamento de pendências e aprimoramento do funcionamento de questões administrativas, o que possibilita a implementação de soluções mais eficazes. Dentre as tarefas realizadas ao longo do ciclo de monitoria estão: rotinas de limpeza, manutenções diversas e cronogramas periódicos.  

    “Em nossas visitas, fizemos a troca de cadeiras, conserto de aparelhos de ar condicionado, capinas, limpeza de caixas d’aguas e de áreas externas, bem como o recolhimento de materiais que estavam estagnados. Em alguns núcleos, até agora, observou-se que, apesar de conterem dois ou mais apoios administrativos terceirizados, as questões administrativas acabavam concentrando-se em um único(a) colaborador(a), causando sobrecarrega e, por vezes, o comprometimento da eficiência das atividades desenvolvidas”, afirma o supervisor.

    Considerando o total de 73 núcleos regionais em todo o estado, o projeto prevê visita presencial em 27 comarcas com maior urgência de monitoramento e reparos. Os demais núcleos receberão treinamento e acompanhamento remoto. 

    “Até o fim do ano chegaremos a quase trinta cidades vistoriadas, com abrangência em todo o Maranhão. Na última semana, estivemos em cidades da Baixada Maranhense e, para melhor avaliação, entendemos que o melhor seria subdividir os núcleos por proximidade de mesorregiões, sendo a nossa meta abarcar as regiões dos Cocais, Tocantina, Central e dos Lençóis”, finaliza.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up