DPE/MA lança ações de educação sexual e fará a distribuição assistida de autotestes de HIV para público interno

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) lançou, nesta quarta-feira (31), no auditório de seu edifício-sede, ações de educação sexual voltadas para o público interno da instituição. O momento de sensibilização, que também tratou da campanha Julho Amarelo, foi conduzido pela psicóloga organizacional e do trabalho, Dávila Jucá, e contou com a presença de representantes da Coordenação de IST, Aids e Hepatites Virais da Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica.

    “De forma pioneira, no Sistema de Justiça do Maranhão, juntamente com o nosso Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), vamos começar a distribuição ética e sigilosa dos autotestes de HIV para o nosso público interno. Dessa forma, defensores públicos, servidores, colaboradores e estagiários terão acesso não só a um reforço na sua saúde integral, como também na saúde sexual”, celebra a psicóloga Dávila Jucá.


    Preservativos internos e externos, bem como géis lubrificantes, também serão distribuídos a partir de agora ao público interno da DPE/MA. A atividade do QVT, coordenada pela 1ª subdefensoria-geral do Estado, com o apoio da Escola Superior, abordou conhecimentos sobre Profilaxias Pré e Pós-Exposição de risco ao vírus HIV, as PrEP e PEP, sobre a distribuição responsável e orientada de autotestes, públicos prioritários, locais de atendimentos e horários de funcionamento de unidades de saúde da capital maranhense.

    “Na Defensoria Pública, acolhimento e prevenção também são prioridade. Por isso, no âmbito da qualidade de vida no trabalho, este acompanhamento na área da saúde sexual é um avanço para a nossa instituição. Esse momento de sensibilização teve por finalidade disseminar informações a respeito dessa temática, com o respaldo da Secretaria Municipal de Saúde, além de combater o preconceito”, afirma a diretora da Escola Superior da DPE/MA, a defensora pública Elainne Barros.

    Da programação, participaram as enfermeiras Amayara Oliveira e Clara Camelo, referências técnicas das Divisões de Sífilis e Hepatites Virais, e a responsável pela logística de insumos da Coordenação Municipal, a farmacêutica Dorílea Fernandes.

     “Momentos como estes são relevantes para sanar as dúvidas das pessoas, que vão fazer uso dos insumos da Coordenação de IST, Aids e Hepatites Virais de São Luís. É de extrema importância falarmos sobre a prevenção combinada, sobre como diminuir as vulnerabilidades e como acessar os nossos serviços. Por isso, nós parabenizamos a instituição pela iniciativa e agradecemos a oportunidade desse encontro tão proveitoso”, conta a farmacêutica.

    Todos os insumos serão entregues ao quadro funcional da DPE/MA por meio da Psicologia Organizacional e do Trabalho, no 2° andar, Bloco A, em frente ao Núcleo de Segunda Instância.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up