Imperatriz: Cerimônia de formatura celebra conclusão do Curso de Lideranças Populares

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, no dia 19 de julho, em Imperatriz, mais uma certificação do Curso de Formação de Lideranças Populares. Cerca de 20 alunos foram reconhecidos com o certificado de conclusão do curso que capacitou os participantes acerca da garantia de direitos fundamentais para que eles se tornem multiplicadores desse conhecimento em suas comunidades.

    A solenidade foi realizada no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e foi conduzida pelo segundo subdefensor-geral do Estado, Paulo Costa, do coordenador do Núcleo Regional da DPE em Imperatriz, o defensor público Fábio Souza de Carvalho.

    O evento também contou com apresentações artísticas de Dennys Araújo e Eró Cunha, e foi prestigiado ainda pelo representante da Academia Imperatrizense de Letras, Ariston Nogueira de França, e os defensores Magdiel Pacheco e Alexandre Cirqueira. 

    Capacitação - O curso foi realizado por meio da Escola Superior, com a parceria do Núcleo Regional de Imperatriz, do Núcleo Psicossocial e da Ouvidoria-Geral da DPE/MA. 

    Ao longo de várias semanas, os participantes, que são lideranças comunitárias e representantes de entidades da sociedade civil e de movimentos sociais, foram capacitados para identificar, problematizar e dar encaminhamento adequado a demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.

    Durante a formatura, o subdefensor Paulo Costa enfatizou a relevância do papel da Defensoria na promoção da educação em direitos. "A Defensoria Pública do Maranhão se orgulha de apoiar programas como este, que não apenas educam, mas capacitam cidadãos a serem agentes de mudança em suas próprias realidades", destacou.

    Para o defensor público Fábio Carvalho, é de grande importância a formação desses novos líderes para o fortalecimento da comunidade. "É com grande satisfação que testemunhamos a formatura desses jovens líderes, prontos para enfrentar os desafios de suas comunidades com empatia e habilidades adquiridas ao longo deste curso", disse.

    Reconhecimento - Durante a cerimônia, o assessor sênior do Núcleo Regional da DPE/MA em Imperatriz, Marcus Cruz, foi agraciado com a Medalha Zilda Arns: Defensoria Pública, Direitos Humanos e Cidadania” pelos relevantes serviços prestados na instituição.

    Marcus Cruz atua há 12 anos no Núcleo Regional da Defensoria em Imperatriz e ao longo de sua jornada contribuiu efetivamente para a plena instalação da DPE na Região Tocantina atuando nas atividades administrativas da unidade, bem como na implantação de projetos e outras iniciativas que amplificaram o alcance da instituição.

    A honraria concedida leva o nome da renomada médica pediatra conhecida por seu trabalho humanitário e reconhece, no âmbito da DPE/MA, indivíduos que se destacam em causas voltadas aos direitos humanos no Brasil.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up