Defensoria Pública prorroga projeto com Senai para capacitar população em situação de vulnerabilidade no Maranhão

    Depois de beneficiar mais de 120 pessoas com capacitações para geração de emprego e renda, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estenderam por mais um ano o Projeto “Gerando Renda e Construindo Cidadania”, desenvolvido pelas duas instituições, desde o ano passado. O ato de assinatura do aditivo do convênio foi realizado nessa segunda-feira (15), durante a solenidade de formatura e certificação de 41 alunos da turma de Assistente Administrativo, na cidade de Codó.

    O objetivo do programa é gerar oportunidades de emprego e renda à população em situação de vulnerabilidade no Estado do Maranhão, por meio da inclusão social e produtiva, além de fortalecer e ampliar o acesso a direitos da população em situação de fragilidade socioeconômica e garantir acesso à formação cidadã. O projeto é desenvolvido por meio da Escola Superior e do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, ambos da DPE/MA.

    O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, explicou como é a atuação das instituições e como é o processo de seleção dos assistidos que fazem parte dos cursos profissionalizantes. “É feita uma triagem de pessoas assistidas pela Defensoria e uma articulação com entidades da sociedade civil e com órgãos públicos que executam políticas públicas para a população vulnerável. A Defensoria, então, entra com a parte da educação em direitos, assistência jurídica e psicossocial enquanto o Senai entra com a qualificação profissional”, ressaltou, reiterando a importância da parceria da DPE com o Senai.

    Durante a assinatura do convênio, o diretor regional do Senai, Raimundo Arruda, também reforçou a relevância do projeto para garantir a superação da vulnerabilidade social por meio da geração de oportunidades de emprego e renda. “Nossa missão é contribuir para a redução das desigualdades sociais e para a emancipação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, estamos renovando por mais um ano essa parceria tão necessária para a população”, destacou o diretor regional do Senai.

    No primeiro ano de atuação do projeto, foram realizados cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Informática Básica, Corte e Costura, Customização e Moda Sustentável, além do curso de Logística. As turmas foram formadas em São Luís e Codó, mas, com a renovação da parceria, o projeto deve chegar a outros municípios maranhenses. Mais de 120 pessoas foram certificadas e mais de duzentas impactadas com o projeto.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up