Defensoria, Senai e Semcas promovem capacitação profissional de cidadãos em processo de saída das ruas

    A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Departamento Regional do Maranhão, iniciaram mais uma turma do Projeto “Gerando Renda e Construindo Cidadania”, que tem o objetivo de fomentar a qualificação profissional de cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade.

    Nesta segunda-feira (01), na unidade do Senai, do Distrito Industrial, foi realizada a primeira aula do curso profissionalizante de “pintura de obras imobiliárias”, com a participação de 35 pessoas que estão em processo de saída das ruas. Os participantes foram selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), que também garantirá o transporte e a alimentação de todos.

    “A intenção é fomentar a geração de emprego e renda, dentro da política institucional de fortalecimento e protagonismo comunitário”, destacou a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Andreia Lauande.

    A Defensoria, na aula inaugural, foi representada por Andreia Lauande e pela assistente social Maria Guadalupe Barros, que atua no Núcleo de Direitos Humanos da instituição. Ainda participaram da abertura a gerente do Senai, Sherazade Bastos, e a superintendente de Proteção Social de Média Complexidade da Semcas, Nubervanne Moreira.

    Em cerca de um ano, a parceria entre as três instituições já rendeu frutos, formando mais de 180 cidadãs e cidadãos, entre quilombolas, comunidades trans, mulheres vítimas de violência doméstica, dentre outros segmentos vulneráveis. Já foram realizados vários cursos profissionalizantes como de corte e costura, recursos humanos e administrativo.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up