Gabriel Furtado empossa corregedor-geral e equipe da Administração Superior, reconduzidos para mais um biênio

    Reeleito em abril último para mais um biênio, o defensor público Aldy Mello de Araújo Filho foi reconduzido ao cargo de corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em solenidade realizada nesta quarta-feira (5), no auditório da instituição, em São Luís. Durante o evento, prestigiado por autoridades, defensores públicos, servidores e familiares, o defensor-geral Gabriel Furtado deu posse também aos subdefensores-gerais, bem como como a diretores e auxiliares da Administração Superior.   

    A posse coletiva dos gestores ocorreu um dia após a recondução do defensor público Gabriel Furtado ao cargo de defensor-geral para mais um biênio. Presidindo a solenidade, ele assinou o termo de posse dos defensores públicos Cristiane Marques (1ª Subdefensoria), Paulo Costa (2ª Subdefesoria), Débora Alcântara (Diretoria de Assuntos Institucionais e Estratégicos), Thiago Josino (Central de Relacionamento com o Cidadão), bem como os auxiliares da Gestão, Camila Bonfim Aliandro, Gil Henrique Faria, ambos da Defensoria Geral, e Rairom Laurindo Santos (Corregedoria), além do próprio corregedor-geral.       

    Os defensores públicos Luís Otávio de Moraes Filho e Elainne Barros também permanecerão à frente da Diretoria Geral da DPE/MA e da Escola Superior da instituição, respectivamente, mas tomarão posse de seus cargos em outra ocasião.

    “A vitória é um esporte coletivo. O trabalho de toda essa equipe que toma posse hoje é o que faz a Defensoria a crescer e estar mais próxima da comunidade. Por isso, empossar dr. Aldy à frente da Corregedoria Geral e toda a diretoria é um momento muito importante e de muita alegria para nós, porque é essa equipe que, juntamente com o defensor-geral, vai conduzir o barco pelos próximos dois anos, para fazer a Defensoria chegar a todos os locais e atender todas as pessoas que precisam”, destacou Gabriel Furtado.  

    Além de toda a equipe da Administração Superior, a mesa de honra da solenidade contou também com a presença do desembargador José Nilo Ribeiro Filho, representando a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). 

    O atual corregedor-geral Aldy Mello Filho foi reeleito durante a Sessão Extraordinária nº. 250, do Conselho Superior da Defensoria Pública, após obter 90% dos votos do colegiado. Na solenidade de recondução, seu discurso foi marcado pelos agradecimentos. Aldy Filho ressaltou, ainda, as conquistas e os desafios do seu primeiro mandato, na busca por compreender demandas, especificidades de atuações locais, o que resultou na proposição de melhorias em rotinas e métodos de organização, durante as mais de 70 viagens realizadas pelo corregedor-geral desde 2022.

    “É com o espírito renovado que iniciamos, hoje, o segundo mandato à frente da Corregedoria da Defensoria Pública. O meu propósito é seguir com o perfil de uma Corregedoria participativa, colaborativa e de víeis pedagógico, com o objetivo maior de plantar a semente de uma Defensoria cada vez mais próxima dos anseios da população”, assinalou.    

    Em um pronunciamento emocionado, onde destacou a difícil, mas possível missão de conciliar o papel de gestora e mãe, a 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, também agradeceu à confiança depositada pelo defensor-geral Gabriel Furtado e todo o quadro da Defensoria no seu trabalho.

    “É uma grande honra continuar trabalhando na equipe da Administração Superior da Defensoria Pública do Maranhão. Um grupo diverso, composto por muitas mulheres, um exemplo de como a equidade de gênero soma nos ambientes de trabalho. Como mulher, há dois anos na gestão, tenho aprendido cada vez mais sobre a importância de lutarmos para ocuparmos esses espaços e muitas comprovações de que a sociedade só tem a ganhar.

    O novo ciclo que se inicia também para o 2º subdefensor-geral, Paulo Costa, foi pontuado por ele como uma nova oportunidade de continuar contribuindo para levar o trabalho da Defensoria cada vez mais longe.     

    “Agradeço ao doutor Gabriel pela confiança e a nossa perspectiva é de avançar na interiorização, implementação de novos núcleos regionais, substituição dos prédios alugados por econúcleos, além do fortalecimento da política de convênios para que nós possamos, cada dia mais, oferecer nossos serviços a quem mais precisa”, disse Paulo Costa.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up