Defensoria celebra Conferência Anual com entrega da Medalha Liberdade

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão realizou, nesta sexta-feira (17), durante a Conferência Anual da Defensoria, a entrega da mais alta honraria da instituição, a Medalha Liberdade. Foram agraciados com a comenda, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Iracema Vale, e o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau. A Medalha foi entregue pelo defensor-público geral, Gabriel Furtado, e pelos subdefensores-gerais, Cristiane Marques e Paulo Costa.

    A homenagem é concedida a autoridades que contribuem para o fortalecimento do papel da Defensoria na promoção do acesso a direitos e também a representantes da sociedade civil em reconhecimento as suas trajetórias e lutas no combate às desigualdades sociais. A Medalha “Liberdade” faz referência ao bairro de São Luís com mesmo nome, reconhecido como o primeiro quilombo urbano da capital maranhense, e o maior da América Latina, onde se estabeleceu a maior parte da população negra da capital.

    Segundo o defensor-geral, os dois homenageados deste ano representam a força individual para incentivar o coletivo e suas instituições em prol da melhoria de vida dos maranhenses. “Tanto a presidente Iracema Vale quanto o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, não mediram esforços para fazer a diferença na vida da população e para contribuir com que a Defensoria Pública atuasse de maneira plena, efetivando a finalidade de servir à população com eficácia e, por isso, estão sendo reconhecidos publicamente com a principal honraria da Defensoria”, afirmou Gabriel Furtado.

    A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, se emocionou ao falar da relação institucional com a Defensoria Pública que se entrelaça com uma relação pessoal de luta e batalha. “Eu fico muito feliz ao receber esta premiação porque desde a primeira vez em que o defensor-geral foi até o meu gabinete a fim de buscar políticas públicas voltadas à garantia de direitos, eu não pensei duas vezes e tive a convicção de que a Defensoria Pública é uma parceira essencial que muda, diariamente, a vida de milhares de maranhenses”, enfatizou Iracema Vale.

    O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, contou que ao longo de seus mais de 40 anos de dedicação ao Ministério Público, ainda vai trabalhar com a mesma energia e garra de querer melhorar a vida da população e, por esse motivo, recebeu o reconhecimento da Defensoria Pública. “Eu sei, ao longo da minha vida e da minha carreira, o que o maranhense pensa, sobretudo aquele que vive em situação de vulnerabilidade. E esse é o gás que me motiva, ainda nos dias de hoje, a trabalhar pelo meu Estado. Desta maneira, não tem como não me sentir lisonjeado por este reconhecimento da Defensoria”, frisou o procurador-geral de Justiça.

    A programação da Conferência Anual da Defensoria Pública, que este ano trouxe como tema “Direito à Diversidade: concretizando a igualdade nas diferenças” e que é alusivo ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio, contou, ainda, com as palestras “Mulheres e Justiça Penal”, “Povos Originários e Comunidades Tradicionais: como garantir direitos?”, “Pessoa com Deficiência e Políticas Públicas de Inclusão”, além da Palestra Magna intitulada “Sub-representação feminina em espaços públicos e caminhos para a superação” que foi proferida pela presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up