Maranhão Verde: DPE/MA capacita colaboradores do interior visando humanização e atendimento de excelência para o cidadão

    Com o objetivo de prestar um atendimento ainda mais humanizado para população maranhense, sobretudo a que vive no interior do estado, a Defensoria Pública maranhense (DPE/MA) iniciou, nesta terça-feira (07), ciclo de capacitações para colaboradores que atuam nas unidades do Projeto Maranhão Verde, mais conhecidas como Salas Verdes.

    Executada pela Escola Superior da DPE, o treinamento on-line foi conduzido, nesta primeira etapa, pelo segundo auxiliar da Defensoria-Geral, Gil Henrique Faria, e pelo defensor público Thiago Josino de Arruda, que é coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC). Também participaram do momento, a ouvidora-geral Fabíola Diniz e o supervisor de Núcleos da DPE, Tallyson Souza.

    A atividade teve a adesão de 100% das unidades de atendimento. Em pauta, vários aspectos de excelência de acolhimento do cidadão, a qualidade e padronização do atendimento, ética e humanização. Além disso, discutiram demandas de pessoas com necessidades especiais, idoso, mulher, gestantes e demais casos de vulnerabilidades e violações de direitos.

    De acordo com os idealizadores do encontro, a Defensoria atende grupos distintos, portanto deve estar sempre em conformidade com as necessidades e particularidades de cada município, visando garantir a eficiência do atendimento. Dentre os temas dedicados ao atendimento ao cidadão, ainda foram tratados a questão da manutenção e estrutura dos núcleos de apoio, bem como a gratuidade dos serviços e canais de críticas, denúncias e elogios.

    Origem - Desde junho de 2020, o projeto Maranhão Verde já realizou mais de 10 mil atendimento nas 45 salas verdes implementadas em termos judiciários, que são cidades distantes das comarcas e dos fóruns. O modelo de atuação, que pode ser virtual e presencial, presta serviços nas diversas áreas, como a criminal, cível, registro público, consumerista, psicossocial, dentre outros.

    Atendimento – As salas verdes são equipadas com computadores e webcams, além de contarem com uma equipe para fazer a triagem dos casos, o recebimento de documentos e a viabilização, caso necessário, do atendimento virtual com o (a) defensor público (a) do Núcleo Regional da sede da comarca.

    Todas essas salas foram concebidas em parceria com os municípios, que doaram espaços para funcionamento do serviço. Nesse local, as acomodações contam com sala de espera, recepção, sala de atendimento, copa e banheiro.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up