Defensoria Pública se reúne com delegacia da mulher para tratar de assistência a vítimas de violência doméstica em Barra do Corda

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão e a Delegacia da Mulher da cidade de Barra do Corda participaram de uma reunião para tratar de assistência jurídica para as mulheres vítimas de violência doméstica, em Barra do Corda. Foi discutido, ainda, que a rede de serviços de enfrentamento à violência de gênero nos Estados deve estar articulada para receber as mulheres que, devido aos resultados da operação, precisem de apoio psicológico, social e jurídico.

    Segundo o defensor público Fernando Moura, a reunião serviu para alinhar os serviços prestados pelas instituições da rede de apoio à mulher. “Recebemos informações da Operação Átria, da Polícia Civil, e reforçamos a importância do atendimento eficaz às mulheres vulneráveis e o reforço da rede de proteção às vítimas de violência doméstica no município”, afirmou o titular do Núcleo da Defensoria em Barra do Corda.

    O trabalho da Polícia Civil para combater e prevenir crimes de violência contra a mulher em razão de gêneros tem resultado em vítimas atendidas, denúncias apuradas, medidas protetivas de urgência solicitadas, inquéritos policiais concluídos, ações educativas com pessoas alcançadas e resolutividade da operação. Para Denise Dau, secretária nacional de enfrentamento à violência contra mulheres, a Operação Átria tem cumprido prisões e outras medidas de segurança pública nos casos enquadrados na Lei Maria da Penha e tem contribuído para o dimensionamento da demanda por denúncias que chegam à Central Ligue 180.

    Nesse contexto, essa central atende todo o território nacional, 24 horas por dia. Mas em casos de urgência, o número 197, da Polícia Civil, e número 190, da Polícia Militar, ao mesmo tempo atendem ocorrências de violência contra a mulher de maneira ininterrupta. Por fim, outro canal disponibilizado pelo Ministério das Mulheres é pelo Whatsapp, que funciona, 24 horas por dia, pelo número (61) 9610 0180.

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up