Núcleo do Consumidor orienta idosos contra abusos bancários e fraudes

    O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), promoveu ciclo de palestras como parte da programação da Semana do Consumidor, com foco na proteção de idosos. Segundo relatório da unidade especializada, em 2023, foram realizados mais de 2.570 atendimentos, dos quais cerca de 820 estão dizem respeito a demandas relacionadas a instituições financeiras, das quais a maioria se refere a consumidores idosos.

    Nos primeiros meses de 2024, a estatística permanece, proporcionalmente, a mesma. Neste contexto, os defensores públicos decidiram intensificar o debate junto aos idosos, promovendo palestras em locais estratégicos, para fins de educação em direitos.

    Na segunda-feira (11), os defensores públicos Marcos Fróes, que também atua no Núcleo do Consumidor, e Vinicius Goulart, do Núcleo do Idoso, estiveram na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), para palestrar na Aula Magna da Universidade Integrada da Terceira (Uniti). Quem também participou do ciclo foi a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, Isabel Lopizic.

    “Aproveitamos a oportunidade para levar educação em direitos para pessoas idosas, com o intuito de estimular o cuidado contra fraudes e possíveis golpes bancários. Foram diálogos abertos, para que eles pudessem tirar dúvidas e nós compartilharmos nossa experiência, visando resguardá-los de problemas futuros”, destacou o defensor público Diego Oliveira, que é coordenador do Nudecon.

    Na quinta, Diego Oliveira esteve no Caisi, no Filipinho, conversando com mais idosos, falando da importância da responsabilidade financeira, para evitar o superendividamento, e abordando aspectos do cuidado com fraudes. Na sexta-feira, com a mesma abordagem, a equipe visitou a Casa do Bairro, no Desterro, falando com idosos que residem no Centro e bairros próximos.

    “É uma área em que nossos idosos são bastante prejudicados, por conta da falta de experiência com a tecnologia e, também, estão mais suscetíveis a estelionatários ou até mesmo familiares. Foi um conhecimento bastante enriquecedor e muitos saíram dos diálogos um pouco mais conscientes”, destacou Lopizic.

    Dentro dos diálogos, os defensores abordaram os recorrentes abusos econômicos praticados por algumas instituições financeiras contra pessoas idosas, apontando os riscos e cuidados que devem ser tomados para evitar fraudes na hora de contratar um empréstimo e também como evitar o endividamento excessivo na terceira idade.

    “Importante que os idosos saibam gerenciar a própria vida financeira, portanto devem ficar atentos a certas situações que podem causar dor de cabeça. A Defensoria é uma grande parceira dos idosos no combate a todo o tipo de violência, inclusive, do abuso financeiro, e vem se aproximando ainda mais da comunidade para conscientização do cidadão sobre seus direitos”, concluiu Marcos Fróes.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up