II Encontro de Formação e Planejamento do Núcleo Psicossocial reúne profissionais da DPE/MA

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, nesta segunda-feira (11), o primeiro dia de atividades do II Encontro de Formação e Planejamento do Núcleo Psicossocial. A oportunidade serviu para integrar assistentes sociais e psicólogos, que atuam em todos os pontos de atendimento no Maranhão, e contou com a participação de representantes dos Conselhos Regionais de Serviço Social e Psicologia.

    “Reunimos os nossos profissionais, que levam educação em direitos para todo o estado, a fim de pensarmos estratégias para o ano de 2024. Esse encontro tem como objetivo alinhar, formar e capacitar esses assistentes sociais e psicólogos, em uma intervenção de qualidade. Desta forma, iremos prestar um melhor serviço a todos os nossos assistidos. Uma vasta troca de experiências acerca do Núcleo Psicossocial e da nossa intervenção no campo extrajudicial”, conta a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Andreia Lauande.

    A formativa busca debater as boas práticas que visam a garantia de direitos fundamentais, bem como a implementação de melhorias no acolhimento ao público-alvo da Defensoria Pública. Essa formativa tem potencializado a execução do trabalho desenvolvido pelo Núcleo, a fim de planejar táticas assertivas.

    “Este é um ponto de convergência muito importante de alinhamento, de aprimoramento e de valorização da nossa equipe psicossocial. Nossos colaboradores de todo o estado estão aqui em São Luís pensando como melhor prestar o serviço aos assistidos da DPE/MA. A administração Superior da Defensoria entende que é por meio da prestação de serviços de Assistência Social e de Psicologia que vamos, efetivamente, garantir o acesso integral a direitos a toda a população maranhense”, ressalta a diretora de assuntos institucionais e estratégicos da DPE/MA, Débora Alcântara.

    Durante o primeiro dia de programação foram realizadas duas mesas temáticas, de “Intervenção Psicossocial na Defensoria Pública”, voltadas para questões éticas e técnicas. Pela manhã, participaram dos debates a presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Maranhão (CRESS/MA), Fabrícia Carvalho da Silva, e a conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP/MA), Patrícia Maria Pinheiro Cutrim, sob a mediação da coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (CIAPD), Maelle Medeiros. À tarde, foi a vez do painel com a professora mestre, Sílvia Vale, do curso de psicologia do Centro Universitário UNDB, e da professora doutora Lília Penha Viana, do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a coordenação de mesa da psicóloga Márcia Serra.

    “É uma delícia rever tantas colegas, ex-alunas e profissionais, para esta oportunidade de discutir este caráter interventivo do nosso trabalho. É um momento para trabalharmos de forma mais articulada, interdisciplinar, compondo as equipes de trabalho”, agradece a Profa. Dra. Lília Penha Viana.

    Para esta terça-feira (12) estão previstas rodadas de conversas sobre síntese dos avanços e desafios do ano passado e prospecção das principais ações planejadas para 2024. Também será realizada mesa temática “Serviço Social e Psicologia no campo sociojurídico: Reflexões sobre as atuações extrajudiciais”, com a assistente social Luíza Barros e a psicóloga Marília Marra de Almeida, profissionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 

    Veja Também

    keyboard_arrow_up