Em eventos na capital e interior, DPE celebra Dia Internacional da Mulher

    Na manhã desta sexta-feira (08), em São Luís, assistidas, defensoras públicas, servidoras e demais colaboradoras da Defensoria Pública maranhense (DPE/MA) foram homenageadas em uma atividade lúdica e musical alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Em clima de confraternização e alegria, o ato foi conduzido pelo defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado e pela diretora da Escola Superior, Elainne Barros.

    O evento marcou o início das atividades da campanha "Defensoria Delas", que tem o intuito de estimular o respeito, a garantia de direitos e a valorização da cidadã maranhense.

    Também participaram da solenidade a defensora pública titular no Núcleo da Mulher, Suellen Weber, além da defensora pública com atuação no Núcleo de Execução Penal (NEP), Julyana Patrício de Almeida, e a chefe de Segurança Institucional, a coronel Augusta Andrade. O 2º subdefensor Paulo Costa prestigiou o evento.

    Gabriel Furtado fez questão de relembrar o papel da Defensoria na garantia de direitos do segmento. “Nossa missão institucional é resguardar os direitos que elas conquistaram. É mais do que sensibilizar ou homenagear no dia 08 de março. É garantir que todos os dias do ano sejam felizes. Nossa obrigação é remover obstáculos e compreender as realidades de cada uma das assistidas que aqui chegam em situação de vulnerabilidade e que nos veem como a única solução para seu problema”, destacou o defensor-geral.

    Representando a 1ª subdefensora Cristiane Marques, a defensora Elainne Barros, da Esdep, reafirmou a valorização da mulher na instituição. “A nossa instituição valoriza a mulher. Hoje, somos maioria nos cargos de gestão, supervisoras, servidoras...Isso demonstra que nós podemos, sim, exercer e ocupar lugares de representatividade em instituições importantes”, disse.

    “Neste exato momento, existem várias mulheres passando por violência doméstica. E a Defensoria é uma fundamental ferramenta de acesso e de comunicação de violência e violações de direitos. Vocês podem mudar esta realidade. Não se calem. Denunciem!”, ressaltou Suellen Weber diante dos participantes.

    Já a coronel Augusta falou sobre a importância do apoio feminino em favor do segmento. “Que as mulheres exerçam a sororidade, que pratiquemos diariamente a empatia, confiança, a cooperação e acolhimento entre mulheres. Que nada cale nossa voz”, ressaltou.

    O momento mais marcante foi quando a assistida Conceição Barros declamou poema de sua autoria, intitulado “Coragem”, que falou sobre a força feminina e a confiança em dias melhores. Na ocasião, a defensora Julyana Patrício lembrou da importância de projetos institucionais de educação e socialização em favor de pessoas menos favorecidos. “Temos vários exemplos de superação, de mudança de rotas na vida, durante nossos projetos. Confiamos que estamos no caminho certo, seguindo para uma atuação mais humanizada”, concluiu, agradecendo aos alunos da Faculdade UNDB, que contribuem para o êxito do projeto Escrita que Liberta.

    Interior – As atividades alusivas ao Dia da Mulher não se restringiram apenas à capital. No interior do estado também aconteceram ações especiais para as mulheres.

    Em Vitorino Freire, só que na última quarta-feira (06), o defensor Bruno Lima de Melo e a assistente social Mariana Vitor integraram um evento especial no Tribunal do Júri do Fórum da comarca. O objetivo foi promover o diálogo, a conscientização e a inspiração, ressaltando a importância da igualdade de gênero e do empoderamento feminino.

    No mesmo dia, Mariana Vitor articulou com o Comitê Gestor Municipal de Erradicação do Sub-registro de Nascimento e as Unidades Básicas de Saúde de Vitorino Freire a criação de um protocolo de notificação eletrônica para facilitar a identificação de pessoas sem acesso ao registro de nascimento.

    Já em Pio XII, as assistidas que chegavam ao Núcleo Regional para atendimento receberam tratamento ainda mais especial, com café da manhã e acolhimento psicossocial.

    Pedreiras foi mais um município que lembrou a data comemorativa, realizando acolhida especial, também, com café da manhã, com uma mensagem especial preparada para as protagonista do dia de hoje, proporcionando um momento especial para casa assistida e servidoras do Núcleo. Cada uma recebeu um mimo e aos homens presente orientações da importância de valorizar as mulheres.

     

    Veja Também

    keyboard_arrow_up