Defensoria reabre atividades das unidades móveis de atendimento e reconhece parceiros institucionais
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, nesta terça-feira (06), a cerimônia que marcou o início das atividades das unidades móveis de atendimento da instituição em 2024. O evento, realizado no auditório da sede da DPE, em São Luís, foi conduzido pela 1ª subdefensora-geral do Estado, Cristiane Marques, e a diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos, Débora Alcântara.
Além de registrar oficialmente a retomada da agenda das unidades móveis neste ano, a cerimônia reuniu parceiros públicos e privados para comemorar os resultados obtidos durante as ações itinerantes realizadas em 2023. Para este ano, o objetivo é garantir que mais maranhenses exerçam a sua cidadania de forma plena a partir dos serviços oferecidos pelas unidades móveis da Defensoria: a Carreta dos Direitos, o Ônibus-Escritório e a Van dos Direitos.
“Só no ano passado, foram mais de 26 mil atendimentos realizados pelas unidades móveis e pelo mutirões. Isso significa que uma parcela da população ainda precisa muito desse tipo de política pública pra garantir o acesso a direitos e à cidadania”, destacou Cristiane Marques.
Em nome da valiosa parceria nos mutirões, que visa a garantia do acesso à justiça integral e gratuita à população maranhense, a Defensoria Pública fez a entrega de certificados para representantes das instituições que contribuíram com a DPE/MA em 2023, dentre elas a Arpen-MA (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão), do Tribunal de Justiça do Maranhão, da Controladoria-Geral de Justiça, Equatorial Maranhão, Funai, INSS, DSEI, Caema, Instituto de Identificação (IDENT) e o Governo do Estado, por meio de várias Secretarias.
Também participaram da cerimônia a ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz, e a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Andreia Lauande. Ao fim da solenidade, as assistentes sociais que compõem a equipe das unidades móveis da DPE/MA Rosicléia Costa, Guadalupe Barros, Nathalia Tinoco e Keila Cutrim foram homenageadas pela defensora pública Débora Alcântara. “Estas profissionais são responsáveis pelo atendimento e articulação das ações de erradicação do sub-registro de nascimento, da Carreta dos Direitos, da caravana quilombola, dos mutirões indígena e de retificação de nome e gênero e, por isso, merecem todas as homenagens pelo empenho e dedicação ao trabalho que faz a diferença na vida de tantos maranhenses”, completou a diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da Defensoria.