Santa Inês é o terceiro município a receber curso de formação de Lideranças da Defensoria Pública

    Depois de São Luís e Imperatriz, Santa Inês é o terceiro município a receber o Curso de Formação de Lideranças Populares da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), na modalidade presencial. Para essa etapa da capacitação, foram disponibilizadas 40 vagas. Representando a DPE/MA, a diretora da Escola Superior, Elainne Barros Monteiro, conduziu a abertura das atividades na última sexta-feira, dia 10 de novembro.

    Também participaram da aula inaugural na cidade, o defensor público titular do Núcleo da DPE de Santa Inês, Ualasse Louzeiro, e a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Andréia Lauande. Conforme o cronograma, o curso tem carga horário de 40 horas, com previsão de término para o dia 8 de dezembro.

    A diretora da Escola Superior da DPE/MA, a defensora pública Elainne Barros, destacou que o Curso de Formação é uma importante ferramenta de educação em direitos, e visa prover lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais dos conhecimentos necessários a exercer de forma plena a cidadania, permitindo-lhes identificar, problematizar e dar encaminhamento adequado a demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.

    “Como uma das diretrizes da gestão atual, a nossa política de combate ao sub-registro, com estratégias de acesso à documentação básica, é uma das informações cruciais que serão repassadas aos representantes de instituições da sociedade civil organizada participantes da capacitação”, acrescentou.  

    O defensor público de Santa Inês, que foi um dos articuladores do projeto na região, também ressaltou a importância do curso na formação de líderes capazes de buscar e garantir os direitos das pessoas mais vulneráveis.

    As aulas estão sendo ministradas no turno vespertino, na sede do Centro de Inclusão Digital, em Santa Inês, coordenado por Marycema Martins. Ela comentou da alegria de ser parceira da Defensoria Pública. “Nós temos a expectativa que esta capacitação, em breve, permita muitos frutos positivos para o município e região, principalmente para as crianças e adolescentes, que é o público principal do Centro”, disse.

    Durante a aula inaugural, as lideranças participaram de palestras sobre a atuação da DPE/MA e sobre os temas "Defensoria e acesso à justiça" e “Políticas públicas e rede de serviços nos territórios”, ministradas por Elainne Barros e Andréia Lauande, respectivamente.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up