Ascom DPE/MA participa de debates sobre comunicação no sistema de Justiça durante o Conbrascom 2023
A comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições. Esse foi o tema central dos debates, palestras e outras atividades do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado em Belém/PA, nos dias 8 a 10 deste mês.
Realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região PA/AP, o evento reuniu assessores da área do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, além de tribunais de contas, associações, OAB’s e entidades diversas.
A chefe da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Socorro Boaes, e a assessora de Comunicação Gisele Carvalho representaram a instituição no congresso. Do Maranhão, também participaram representantes do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.
Programação – Abrindo o XVII Conbrascom, Cristina Serra, uma das jornalistas mais críticas e respeitadas do país, compartilhou um pouco da sua atuação na cobertura política bem como a importância da comunicação no processo de reconstrução democrática do país. Durante o congresso, a belenense que também é escritora realizou uma sessão de autógrafos do livro de sua autoria “Nós, Sobreviventes do Ódio”.
Outra jornalista que compartilhou um pouco da visão sobre a importância da comunicação com os assessores presentes no evento foi Juliana Dal Piva. Colunista e repórter investigativa do portal UOL, ela debateu o caso “Oito de janeiro” ao lado de Grazielle Albuquerque, jornalista e cientista política que pesquisa política e sistema de justiça. Quem mediou o debate foi a Secretária de Comunicação Social do Superior Tribunal Federal, Mariana Oliveira.
A programação contou ainda com diversos debates com renomados profissionais da Comunicação e representantes de entidades sociais além de reuniões setoriais entre os órgãos presentes. No encontro das defensorias públicas, realizado na sede da Defensoria Pública do Estado do Pará, os assessores trocaram experiências sobre as atividades e tarefas que fazem parte da rotina das Ascom’s em todo o país.
Prêmio – O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, encerrou a programação do XVII Conbrascom. Na ocasião, foram premiados trabalhos das assessorias do sistema de Justiça inscritos em 13 categorias: Artigo Acadêmico, Comunicação Interna, Fotografia, Mídia Audiovisual, Mídia Digital, Mídia Radiofônica, Mídia Social, Projeto/Campanha Institucional de Interesse Público, Publicação Impressa Especial, Relacionamento com a Mídia, Reportagem Escrita, Vídeo Institucional, Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.