Defensoria promove capacitação para atendimento à pessoa com deficiência visual

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão promoveu nos dias 09 e 10 de novembro a capacitação para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual, que ocorreu no auditório da sede da instituição, em São Luís, e contou com transmissão ao vivo pelo canal da DPE no YouTube.

    A iniciativa reitera o compromisso da DPE/MA com a promoção da inclusão, na perspectiva de aperfeiçoar o atendimento voltado para todos os seus públicos. Essa ação reforça não apenas a expertise técnica da Defensoria, mas também seu papel na construção de uma sociedade que tem seus direitos garantidos integralmente.

    O evento contou com a participação do diretor-presidente da Escola de Cegos, Antônio Rocha, consolidando a parceria firmada entre a Defensoria e a entidade, em setembro deste ano. Antônio Rocha trouxe sua experiência para enriquecer a capacitação, compartilhando conhecimento, esclarecendo dúvidas de servidores e colaboradores da instituição. Ele ressaltou a relevância de iniciativas como essa.

    “Ações como essa são importantes porque fazem com que todos entendam que as pessoas cegas precisam receber apoio, um direcionamento, tratando-as de maneira adequada” disse Antônio Rocha.

    A coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Andreia Lauande, destacou a importância do momento destinado ao público interno. “Temos um momento destinado ao nosso público interno, aos nossos servidores, de formação, de tirar dúvidas, de alinhamento, e até descobertas e curiosidades sobre o melhor atendimento à pessoa com deficiência visual. Então, é a Defensoria buscando acessibilidade, buscando inclusão a quem mais precisa”.

    Durante a capacitação, foram abordados temas cruciais, desde estratégias para uma comunicação acessível até o uso de dinâmicas que buscavam facilitar a compreensão das barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência visual. Ao preparar suas equipes, principalmente os que estão em contato direto com os assistidos, a Defensoria reafirma seu compromisso na construção de pontes sólidas para superar desafios e garantir que todos tenham acesso pleno a tudo, inclusive à justiça.

    Organizada pela Escola Superior, essa iniciativa, além de contribuir para a formação de profissionais mais sensíveis e preparados, reforça a missão da Defensoria em ser uma referência não só no âmbito da assistência jurídica, mas como agente de transformação, visando uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up