Núcleo de Imperatriz promove eventos de cidadania, respeito e valorização da comunidade LGBTQIAP+

    A população LGBTQIAP+ em Imperatriz teve um fim de semana agitado, em razão das atividades realizadas pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), que oportunizaram dignidade e cidadania, além de geração de renda, cultura e lazer, no mês da Diversidade e Orgulho LGBTQIAP+. Na sexta, a instituição realizou mais um Mutirão para Retificação de Nome e, no sábado, a 2ª Edição da Feira do Empreendedorismo para o segmento.

    No 2º mutirão de retificação, foram realizados dezenas de atendimentos, garantindo a emissão de novas certidões de nascimento para pessoas trans. Desde que começaram estes tipos de incursões, já houve o acolhimento de mais de 1.260 demandas relativas a mudança de nome e de gênero, com mais de 350 cidadãs e cidadãos com a cidadania e a dignidade restabelecidas, na capital e interior do estado.

    A campanha beneficiou pessoas trans, travestis e não binárias, residentes nos municípios de Imperatriz, Davinópolis e Governador Edison Lobão, Estreito e Porto Franco. Nesta ação, houve a parceria do Coletivo ARCOITZ, da coordenação de Educação e Igualdade, bem como da Casa da Mulher Maranhense e Cartórios de Imperatriz.

    No sábado, aconteceu mais uma edição da Feira de Empreendedorismo LGBTQIAP+, que tem o objetivo de dar visibilidade e contribuir para a autonomia financeira desta comunidade, além de promover a conscientização e respeito. Ao todo foram 30 expositores dos mais diversos ramos de empreendimento da cidade.

    A programação da feira contou com várias apresentações culturais, como Kevin Baetz, o Boi Estrela da Manhã de Governador Edison Lobão e Taty Mendes, que colocaram o público para dançar. Ainda, Gil Cortez e Biel Mendes fizeram uma apresentação de dança linda e para encerrar a noite o melhor do MPB com Lena Garcia.

    Estiveram presentes em ambos os eventos a defensora pública Caroline Dias, os defensores públicos Thiago Amin, Adriano Oliveira, Cézar Augusto Simão, os assessores Luís Felipe Correa, Marcus Cruz, Yara Maria, e estagiários de graduação e pós.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up