Imperatriz: Defensoria realiza mutirões nas áreas de execução penal e registros públicos com mais de 500 atendimentos
O Núcleo da Defensoria Pública do Estado do Maranhão em Imperatriz (DPE/MA) promoveu, recentemente, dois mutirões de atendimento à população. Um deles foi voltado aos internos da Unidade Prisional daquele município, com a realização de mais de 450 atendimentos. Em outra ação, centenas de assistidos da DPE/MA, em diferentes pontos da cidade, tiveram a oportunidade de garantir a 1ª e 2ª via dos seus registros de nascimento, concentrando esforços no combate ao 1ª e 2ª via do registro de nascimento.
O mutirão da área de Registros Públicos contou com a parceria dos cartórios de 1º e 2º ofício e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os pontos de atendimento foram nos CRAS da Cafeteira e Santa Lúcia. No total, foram realizados 113 atendimentos. A ação envolveu a presença do defensor Fábio Souza de Carvalho, além dos funcionários Harryson Cardoso (Cartório do 2º Ofício) e Roberto Veloso (Cartório do 1º Ofício).
O segundo mutirão foi promovido pelo Núcleo de Execução Penal (NEP), na UPR da cidade tocantina, para atendimento de internos, fortalecendo a missão da Defensoria de promover a cidadania e justiça social, além de garantir acesso a serviços fundamentais, incluindo registro civil e assistência jurídica aos internos do sistema prisional. Neste mutirão, estiveram presentes os defensores Thiago Amin Castro e André Luís Jacomin, os assessores jurídicos Vítor Lucena e Marcos Vinicius Rodrigues e os estagiários Jéssica Jesus, Camila Aguiar, Rebecca Athayde, Larissa Leal e Elias Leal.
A parceria com os cartórios, secretarias municipais e prefeituras locais demonstra a relevância da união de esforços em prol da garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos.