Com mais de 700 atendimentos, DPE promove justiça e cidadania em povoados maranhenses

    Parte das atividades da 1ª Semana Nacional do Registro Civil, a Defensoria Pública do Estado, por meio do projeto Defensoria na Comunidade, promoveu 728 atendimentos em povoados dos municípios de Parnarama, Matões e Presidente Dutra. Destacam-se nesses números, o encaminhamento de dezenas de regularizações de registros públicos, como 2ª via e retificação de certidões de nascimento e casamento, reconhecimento de paternidade, registro tardio, dentre outros.

    Foram dias intensos de orientações jurídicas, renegociação de dívidas, serviços de saúde, contando com a parceria interinstitucional da Equatorial Energia e secretarias de Saúde e de Assistência Social dos municípios contemplados. O ônibus da DPE esteve nos povoados de Paiol, Tamboril e Palma.

    “Esta ação, sobretudo em povoados mais afastados, é fundamental para o sucesso do nosso Plano de Erradicação do Sub-Registro, que visa beneficiar milhares de maranhenses com inclusão, cidadania, respeito e inserção em políticas públicas diversas”, ressaltou o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, que reafirmou o compromisso de estar cada vez mais próximo das comunidades por meio das unidades móveis da instituição.

    As atividades, que duraram três dias, contaram com a condução dos defensores públicos Gustavo Lima, titular em Parnarama, e Ademir Alencar, com atuação na comarca de Matões, bem como da defensora pública Ana Júlia Silva e Ian Barbosa, de Presidente Dutra. Eles tiveram, ainda, a contribuição de assessores e estagiários, da capital e do interior do estado.

    Campanha - A erradicação do sub-registro foi pauta para a atuação conjunta de vários órgãos públicos e agentes que promovem acesso à cidadania em todo o país. No Maranhão, o evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a realização da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral de Justiça, Associação dos Registradores Civis do Maranhão (Arpen), Governo do Maranhão, Ministério Público Estadual, entre outras instituições.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up