Ouvidora-geral da DPE/MA participa de Encontro Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas Estaduais do Brasil

    A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Fabíola Diniz, participou do Encontro Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas Estaduais do Brasil, com o tema “Acesso à justiça em uma perspectiva amazônica”.

    A abertura do evento reuniu ouvidoras e ouvidores das defensorias do Brasil, de forma presencial e virtual, além de defensoras, defensores e membros da sociedade civil, para três mesas de discussões, envolvendo a atual situação climática, os desafios no enfrentamento à violência contra a mulher e também os desafios de acesso à justiça na promoção de direitos humanos.

    Fabíola Diniz ainda integrou comissão do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas que visitou moradores da aldeia Onça Pintada e lideranças do Seringal Cachoeira em Xapuri.

    O encontro foi realizado durante as comemorações do Dia do Ouvidor e da Ouvidora no Brasil, sediado no Acre. O objetivo foi fortalecer o viés de direitos humanos das Defensorias Públicas, ampliar os espaços de gestão democrática dessas instituições e promover sua aproximação com os movimentos sociais e populares.

    O presidente do Conselho, o ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme Pimentel, reconheceu a participação dos defensores. "Tem sido muito importante a gente poder testemunhar essa defensoria viva, uma defensoria que se disponibiliza a ir no território, uma defensoria que se disponibiliza a ser parceira da ouvidoria e portanto parceira dos movimentos e da sociedade civil”, avaliou.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up