DEFENSORIA PÚBLICA DO MARANHÃO DEBATE DIVERSIDADE E REPRESENTATIVIDADE FEMININA EM SARAU CULTURAL

    Um dia para celebrar, debater e refletir sobre os desafios de ser mulher hoje, com foco na diversidade e na representatividade feminina nos mais diversos espaços da sociedade. Assim foi o Sarau Cultural “Defensoria Delas”, idealizado pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, com o objetivo de envolver tanto o público interno quanto o externo, dando voz e vez a mulheres de diferentes gerações e com variadas perspectivas de atuação pessoal e profissional.

     

    Pensamos em marcar o mês de março de uma maneira positiva, gerando resultados concretos e fortalecendo a figura da mulher. Tivemos diversas atividades ao longo de todo o dia e, depois, a cada semana, uma ação diferente para atingir objetivos diversos. O foco é o empoderamento feminino”, frisou a 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques.

     

    A abertura do Sarau Cultural contou com a apresentação do grupo “Meninas Show”, formado por mulheres da terceira idade, com apoio do Centro de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi-DPE/MA).

     

    Em seguida, houve um momento solene para as participações institucionais, que antecederam uma roda de diálogo sobre o tema central do encontro: diversidade e representatividade feminina. Ao todo, 06 mulheres explanaram e debateram sobre o assunto: Isabella Miranda (defensora pública do MA); Socorro Guterres (Secretária Adjunta de Estado de Igualdade Racial; Narjarah Aguiar (militante e ativista na causa da pessoa com deficiência); Alice Lira (jornalista e arte educadora); Andréia da Silva Ferreira (escritora do projeto “Escrita que Liberta”); e Júlia Nabate (liderança no coletivo jovem “Menina Cidadã”).

     

    Além da roda de diálogo, houve exposição de produtos feitos pela Cooperativa Cuxá e pela casa “Acolher”; apresentação musical com Kátia Espíndola; e o lançamento das obras literárias “Teresa decide falar” e “A moça da limpeza”, de autoria da escritora e defensora pública Lindevania Martins, titular do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT.

     

    Já no período da tarde, a DPE abriu as portas para receber mulheres que cumprem na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFem). As internas que fazem parte do coral “Onde canta o sabiá” apresentaram canções e emocionaram o público presente no auditório da Defensoria. Depois, assistiram a uma sessão de cinema na própria sede da DPE; em cartaz, o filme “Eu não sou um homem fácil”.

     

    Nas próximas semanas, a cada sexta-feira, será realizada uma atividade diferente para marcar o mês da mulher:

     

    17/03 – Cinedef especial mês da mulher

     

    24/03 – Oficina de contação de histórias

     

    31/03 – Oficina terapêutica “Cuidando do feminino”

    Veja Também

    keyboard_arrow_up