Defensora pública Débora Alcântara toma posse como diretora de assuntos institucionais e estratégicos da DPE/MA

    Foi empossada nesta quarta-feira (08), durante solenidade realizada no auditório do edifício-sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), a nova diretora de assuntos institucionais e estratégicos, a defensora pública Débora Alcântara.

    “É uma enorme honra, mas é ainda mais honroso que isso aconteça no dia de hoje, no Dia Internacional da Mulher. É simbólico e muito importante. Agradeço por me desafiar todos os dias. Com estímulo e entusiasmo passei a acreditar que é, sim, passei a acreditar que é possível erradicar o sub-registro”, agradeceu a diretora de assuntos institucionais e estratégicos.

    Com mais de 10 anos como membro da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Débora Alcântara coordenava o Plano Institucional de Combate ao Sub-Registro e Acesso à Documentação Básica, instituído como prioritário pela atual gestão, liderada pelo defensor-geral, Gabriel Furtado.

    Na mesa de honra da solenidade de posse, o protagonismo foi todo das mulheres, algo que tem sido cada vez mais comum na instituição. A defensora foi empossada no atual cargo de gestão pela 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques. Ao lado, presenças da diretora da Escola Superior da DPE, Elainne Barros; e da ouvidora-geral, Fabíola Diniz.

    “Quando estamos nestes cargos nós somos muito desafiadas, muito questionadas. É difícil ser forte todos os dias, mas tendo mulheres como as que nós temos na administração superior nós conseguimos ter forças para continuar lutando e trabalhando”, revelou a 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques.

    Na plateia presencial, pessoas que fazem parte da instituição, da jornada profissional de Débora Alcântara, além de representantes de outros órgãos e empresas, com quem Débora tem cultivado relacionamentos frutíferos tanto para a instituição quanto para o público assistido. Já na plateia virtual, amigos e parentes da defensora pública acompanhavam tudo à distância.

    “Temos um desafio muito grande pela frente e sei que a Débora Alcântara está qualificada, para que faça acontecer. Em um cargo gerencial que passará a ocupar, a competência emocional é importante para liderar pessoas. Será capaz de levar a Defensoria para um patamar de maior qualidade e de entrega de serviços que a população entrega e precisa”, disse o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado.

    O cargo da gestão de assuntos institucionais foi ocupado anteriormente pelo defensor público Alberto Bastos, que está afastado das atividades na DPE/MA para ocupar o cargo de Secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais.

    “Assumiu essa semana a secretaria de Estado, mas ele moldou com o jeito dele a Diretoria de Assuntos Institucionais e Estratégicos. Ocupou o cargo com muita competência, muito amor, muita empatia pelo próximo”, finalizou o defensor-geral.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up