DPE/MA realiza curso de aperfeiçoamento "Aspectos práticos da Conciliação e Mediação" voltado para o público interno

    A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio da Coordenação de Atendimento e da Escola Superior, realizou nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, no auditório do edifício-sede em São Luís, o curso de aperfeiçoamento “Aspectos práticos da Conciliação e Mediação”. Ministrado pelo facilitador dos cursos de mediadores e conciliadores do Tribunal de Justiça do Maranhão e professor universitário, Washington Coelho, o encontro foi voltado para o público interno da instituição.

     “Você vai fazer um atendimento e, às vezes, a pessoa está muito triste, desestabilizada, zangada, porque ela está em situação de conflito. A comunicação é importante para perceber que as pessoas se encontram em momentos diferentes, é preciso ter sensibilidade. Você nunca vai incentivar a judicialização; não vai forçar um acordo. Eu costumo dizer: ‘Agora vamos ter outro caminho, outra forma de resolver este conflito’. Se os assistidos não chegaram a um entendimento, a confidencialidade terá um leque amplo”, afirma o mediador e conciliador judicial, Washington Coelho.

    Dentre os assuntos abordados, o palestrante reforçou a importância da escuta ativa e especializada e o limiar entre a comunicação e o conflito. Ele pontou observações que melhoram esta comunicação, desde o exercício da empatia, passando pela manutenção dos canais de comunicação abertos, a utilização da capacidade de intuição e percepção, até a eliminação de juízos imediatos. Transmitido pelo canal da Defensoria Pública no YouTube, o curso reuniu defensores públicos, advogados, servidores, colaboradores e estagiários que atuam em conciliações, mediações e no atendimento da DPE/MA. 

     “Já houve audiência em que fiquei 1 ou 2 horas sem entendimento. Depois, com adequações, os envolvidos chegaram a um consenso. Ninguém sabe a dor que o outro está passando. Você não sabe se a criança está passando fome, você não tem noção, tudo são as necessidades. É importante fazer a adequação da linguagem. Não é o que você diz, mas como você diz”, avalia o palestrante, que também é doutorando em Direito e facilitador dos cursos de comunicação não-violentas e oficinas de parentalidade do TJMA.

    Os participantes inscritos receberão certificado de 10 horas/aula. O objetivo da realização do curso de aperfeiçoamento sobre a temática da conciliação e mediação e seus aspectos práticos, bem como métodos inovadores de resolução de conflitos, foi aperfeiçoar as práticas do primeiro atendimento jurídico da Defensoria Pública, principalmente para quem realiza todos os dias audiências dentro do projeto “Vem Conciliar”.

    “A conciliação/mediação tem essa importância de dar o poder para a pessoa resolver a própria vida. A gente tira a nossa visão jurídica de que a resolução é o juiz que tem que dar. Não! As partes podem decidir. A gente fortalece isso nas pessoas e o conciliador precisa ter isto em mente”, reflete o defensor público Thiago Josino.

    Veja Também

    keyboard_arrow_up